Terminações de Cabos de Média Tensão

Muflas Elétricas

Muflas são um tipo de terminação utilizada em condutores com o objetivo de isolar a parte condutora da blindagem dos cabos de média tensão e aliviar o campo elétrico destes. As muflas internas são utilizadas internamente geralmente em subestações ou em locais que não estão condicionado a sofrer intemperes naturais. Já as muflas externas são utilizadas em locais expostos aos mais diversos tipos de exposições exposição à radiação ultravioleta, chuva, névoa salina, poeira e outros.

Instrução de instalação Terminação Elastomérica de Média Tensão para Cabos Poliméricos Singelos até 25 kV

1. Instrução de instalação

Utilizamos o manual do fabricante para realizarmos a instalação de uma terminação para cabos de média tensão. Lembrando que esta lista muda de fabricante para fabricante. Por isso sempre devemos verificar ao manual.

2. Lista de Materiais

01 Corpo da terminação;

01 Patch verde para controle de campo;

02 Mastics vermelhos;

01 Bisnaga de silicone;

01 Saco plástico protetor para aplicação;

01 Fio de cobre estanhado;

01 Lixa;

01 Conector de aterramento;

01 Luva;

01 Cordoalha de aterramento;

01 Kit de limpeza

3. Tabela de Dimensões de Corte para a Abertura dos Cabos:

O fabricante sempre descreve qual modelo é indicado para o nível de tensão e a sessão do cabo. Estes itens têm que ser dimensionados pelo projetista.

4. Cabos com Blindagem à Fios de Cobre

A sequência a seguir deve ser realizada com cuidado para não romper a blindagem do cabo. Em alguns cabos podem possuir separadores de poliéster que evitam o contato direto entre a blindagem e a capa esta parte tem que ser removida para execução da instalação das terminações. Lembrando que caso não realize a limpeza das camadas corretamente elas iram ocasionar em descargas parciais no condutor levando a degradação precoce do equipamento. – Leia mais conteúdos relacionados.

4.1. Corte o cabo para o comprimento exigido. Remova a capa externa de acordo com a soma K + L (Tabela acima). Limpe e desengraxe aproximadamente 100 mm da capa externa remanescente. Nota: Para cabos pré-reunidos sem blindagem metálica, utilize o mesmo comprimento de corte K + L.

4.2. Enrole uma camada do selante vermelho, com uma pequena sobreposição e leve tensão no final da capa externa. Dobre os fios da blindagem para trás, evitando que se cruzem. Fixe-os à capa externa usando o fio de amarração. Nota: As pontas do fio de amarração da blindagem devem estar posicionadas de modo que não fiquem pontiagudas ou voltadas para o lado de fora da terminação.

4.3. Cuidadosamente remova a camada semi-condutora, a partir de 40 mm da capa externa. A superfície da isolação deve estar livre de qualquer vestígio de material condutor. Alise qualquer irregularidade nesta camada.

Notas:

1) Não faça nenhum risco na camada isolante.

2) Para cabos pré-reunidos sem blindagem metálica, a cota de 40mm da figura 3 deverá ser obedecida para colocação do selante vermelho diretamente sobre a camada semicondutora externa.

4.4. Corte a isolação de acordo com a dimensão K (K = Profundidade do Barril + 5 mm). Limpe e desengraxe a camada isolante do cabo e o condutor. Instale o conector e remova todas as rebarbas.

4.5. Retire uma das folhas de proteção do Mastic de controle de campo (Verde ou preto) e o aplique alinhado com o corte da camada semi-condutora. Enrole-o sobre o cabo como mostrado na fig. 5, removendo a outra folha de proteção. Evite bolhas de ar, dobras e rugas na aplicação deste Mastic!

4.6. Começando 10 mm acima dos fios da blindagem, enrole uma camada do selante vermelho (Mastic Vermelho), com uma pequena sobreposição e uma leve tensão sobre os fios da blindagem do cabo e do selante previamente aplicado.

4.7. Use o Mastic Vermelho para preencher todos os espaços remanescentes entre o conector e a isolação, após a instalação do conector. Enrole, também, o Mastic vermelho, levemente tensionado, sobre 20 mm do barril do conector e 10 mm da isolação. Corte o saco plástico de proteção para a instalação como mostrado na figura 7.

4.8. Aplique o silicone (aproximadamente 1/2 do tubo) dentro do corpo da terminação e esprema-o para distribuir bem a graxa por toda a sua extensão.

4.9. Aplique uma pequena quantidade de silicone no Mastic Vermelho posicionado sobre o barril do conector.

4.10. Posicione o saco plástico de proteção para a instalação no topo conector e aplique o silicone por toda a terminação, incluindo o saco plástico. Distribua bem o silicone por toda a superfície.

Nota : Não aplique silicone sobre o Mastic Vermelho posicionado sobre os fios da blindagem.

4.11. Deslize o corpo da terminação sobre o saco plástico de proteção para a instalação e sobre a isolação do cabo.

Nota : A terminação deve preferencialmente ser empurrada, para que ela deslize mais facilmente.

4.12. Empurre a terminação de uma só vez, desde o topo da isolação até o corte da capa externa.

4.13. Empurre para baixo o corpo da terminação para remover o saco plástico de proteção. Mova-o de volta, cobrindo o Mastic Vermelho do barril do conector.

4.14. A terminação TFT está completa. Desengraxe e limpe a terminação.

Boas Práticas para Instalação de Muflas

Utilizamos um datasheet de um fabricante para exemplificarmos como devem ser realizados a montagem de uma mufla. Existem outros tipos de muflas e todas garantem a estabilidade do campo elétrico e a isolação da blindagem e condutor, o que vai diferenciar vai ser a qualificação do executor da montagem das terminações. Lembrando que o profissional responsável por realizar a instalação das muflas deve possuir um treinamento adequado. Gostou deste conteúdo deixe nos comentários suas dúvidas!

Referencias Bibliográficas:

Terminação Elastomérica de Média Tensão para Cabos Poliméricos Singelos até 25 kV Tipo: TFTO 5121 – Tyco Electronics Brasil Ltda. Divisão Energia

Por: Mesh Engenharia


📰 Não pare sua leitura por aí: Você também pode encontrar outras dicas no nosso blog, clique aqui e boa leitura!

🧭 Conheça O Guia das SE’s nos dias 2 a 4 de maio, em nosso evento 100% gratuito, on-line e ao vivo! Clique aqui e participe! 

⚡ Materiais Gratuitos! Aqui você encontrará os melhores materiais sobre Projetos de Subestação e Estudos de Proteção para otimizar seu tempo. Clique aqui para fazer o download.

O equipamento medidor de fator de potência é um equipamento utilizado para realizar a medição

Ler Mais

A sigla SMF significa sistema de medição de faturamento, este sistema faz a medição da

Ler Mais

Nós da Mesh Engenharia acreditamos que isso é um mito. Mesmo com as cabines blindadas

Ler Mais

Nossas Redes Sociais:

Não perca nenhum artigo!

Faça seu cadastro e receba as novidades da Mesh Engenharia em primeira mão!

Marketing por