O relé S20 da Schneider é aplicado para proteção de diversos equipamentos no sistema elétrico. No artigo de hoje vamos mostrar como ajustar as proteções de sobrecorrente 51/50 nesse relé utilizando como base o software SFT2841.
Ajuste do Transformador de Corrente
Antes de ajustar as funções de proteção, devemos informar para o relé qual o transformador de corrente (TC) utilizado.
Para fazer esse ajuste devemos configurar em “General characteristic” as informações do transformador de corrente e as informações das entradas e métodos de corrente conforme visto abaixo:
CT rating – Corrente secundária nominal do TC
Number of CT’s – Número de TC’s adotados e tipo de ligação aplicado para realizar a aquisição do sinal de corrente.
Rated Current – É a corrente nominal do circuito.
Base Current (Ib) – É a corrente base para dimensionamento da função de proteção 46.
Integration period – Tempo para integração para medição das correntes e potência RMS de demanda para medição.
Residual Current – Método de aquisição do sinal de corrente para as proteções residuais.
Configurações Preliminares no relé
Para fazer o ajuste das funções de sobrecorrente devemos clicar em “Protections” que fica no menu superior do software:
Para realizar o ajuste dessas funções temos 02 elementos. Pode ser ajustado as funções 51/50 em um único elemento ou adotar uma função para cada elemento (mais comum). Cada elemento de sobrecorrente possui duas seções denominada Setting group A e Setting group B. Os grupos de ajustes que serão utilizados são definidos em “General characteristics”, sendo recomendado a utilização de apenas 1 grupo de ajuste ativo e a utilização de 1 elemento para a função 51 e outro para a 50, isso facilita na hora de sinalização dos LED’s de atuação das proteções, havendo assim a divisão por tipo de função de proteção. Além disso é importante definir antes de iniciar a parametrização do relé qual o modo de operação, clicando em “Option -> Setting Mode”. Existem basicamente 2 métodos de configuração possíveis:
TMS: Segue o padrão de curvas convencionais das normas IEC e IEEE, de forma que o parâmetro “TMS FACTOR” se refere ao dial de tempo da equação da curva.
10 I / Is: Esse método de operação não funciona de forma convencional. Ao selecionar esse modo tem-se que para uma corrente igual a 10 vezes a corrente de partida, o tempo de operação será definido pelo usuário no parâmetro “Delay”. Ou seja, ao informar qual o tempo de atuação para essa corrente, o próprio software calcula o valor de Dial dessa curva seguindo as mesmas equações convencionais das normas IEC e IEEE. Para esse ajuste artigo será considerado o método TMS.
Ajustando as Funções 51/50
Tripping current – Norma e tipo da curva adotada. Esse relé trabalha com curvas IEC, IEEE e IAC.
Threshold current – Corrente de partida em valores de ampéres primários. Perceba que você pode escolher a unidade de medida em (A ou kA);
TMS factor – Dial de tempo ajustado;
Time hold curve – Parâmetro para configurar curva adicional para a proteção de sobrecorrente convencional.
Time hold delay – Tempo adicional para atraso da atuação da proteção;
Harmonic 2 restraint – Habilita restrição de segundo harmônico para evitar atuação no momento da energização do transformador.
Icc current – Valor de corrente de curto-circuito no ponto protegido pelo relé.
Conclusão
O relé de proteção SEPAM possui alguns elementos de ajustes que podem ser configurados para as funções 50/51. É muito importante verificar qual a opção de configuração está ajustada para que o relé funcione da maneira esperada. A leitura do manual do fabricante é fundamental para entendimento mais completo de como funciona essas funções de proteção nessa linha de relés.
Gostou deste conteúdo? Deixe nos comentários suas dúvidas!
Equipe Mesh Engenharia
📺 A terceira aula da Maratona do PRO em SE, acabou de acontecer e com toda certeza deixou todos os participantes preparados para nossa etapa final.
Nela eu mostrei o segredo daqueles que se destacam no mercado de subestações e ainda fiz do Zero um Estudo e Projeto, utilizando a Plataforma de Estudos Mesh, sei que quem participou desta aula está muito próximo e preparado para se destacar no mercado de subestação, sendo capaz de realizar estudos de proteção em apenas 10 minutos. Clique no banner e assista enquanto há tempo! ⏱
➡️ Materiais Gratuitos! Aqui você encontrará os melhores materiais sobre Projetos de Subestação e Estudos de Proteção para otimizar seu tempo. Clique aqui para fazer o download.