Em comissionamento de subestações ou manutenção é muito comum utilizarmos equipamentos que realizam ensaios obrigatórios e preventivos para determinarmos se os equipamentos da subestação estão em bom estado. Porém esses equipamentos devem ter alguns cuidados para aumentar a vida útil como modo de armazenamento, transporte, alimentação e modo de aplicação. São práticas fundamentais que irão aumentar a vida útil destes equipamentos.
Armazenamento e transporte
Equipamentos eletrônicos possuem muitas placas e componentes que possuem soldas, o modo em que você irá guardar ou transportar este equipamento pode determinar em sua longevidade. É aconselhável utilizar caixas de proteção para evitar impactos mecânicos e sujeira que podem danificar os equipamentos eletrônicos.
É aconselhável ao transportar os equipamentos além de utilizar caixas contra impactos, armazená-los de forma em que fique estático. Muitos equipamentos são danificados em transporte por falta de cuidado no transporte e caso seja transportado por qualquer transportadora aconselha-se colocar adesivos de “carga frágil”, “Cuidado! Frágil”.
Alimentação
Os equipamentos de medição geralmente são utilizados para realizar ensaios em diversas áreas da elétrica no geral. Podendo ser utilizado em qualquer local, situação e momento. Porém alguns equipamentos possuem restrição como a tensão de alimentação. Em equipamentos eletrônicos não é aconselhável que esta tensão de alimentação sofra qualquer tipo oscilação, podendo causar a queima da fonte do equipamento de medição. É aconselhável ao dono do equipamento que faça comissionamento e/ou manutenção ter um transformador auxiliar com vários tap’s para evitar esse tipo de problema.
Boas práticas nos ensaios
Antes de realizar qualquer ensaio deve sempre aterrar os equipamentos além da questão da segurança para operar o equipamento alguns equipamentos para não funcionam ou fazem medições erradas por não ter referência.
Equipamentos que realizam ensaios com um alto valor de corrente devem sempre verificar se são os cabos corretos e se os conectores estiverem bem conectados, para começar a aplicar a corrente deve se evitar girar o dial de corrente bruscamente, sendo o ideal aumentar o valor da corrente de forma gradativa até o valor desejado e o mesmo ao terminar de realizar o ensaio. É aconselhável realizar os ensaios com menor tempo possível para não causar o sobreaquecimento do equipamento.
Equipamentos que realizam ensaios com um alto valor de tensão devem sempre verificar se são os cabos corretos e se os conectores estiverem bem conectados, para começar a aplicar a corrente deve se evitar girar o dial de tensão bruscamente, sendo o ideal aumentar o valor do dial de forma gradativa em um tempo de 1 minuto até o valor desejado e o mesmo ao terminar de realizar o ensaio. É aconselhável realizar os ensaios com menor tempo possível pelo fato da corrente não ser tão elevada irá demorar mais para causar o sobreaquecimento do equipamento, porém deve tomar cuidado com as zonas de risco do equipamento.
Estas práticas são utilizadas para aumentar a vida útil dos equipamentos, através de práticas realizados no campo que fazem total diferença nos gastos que serão diminuídos ao longo do tempo tornando viável sua aplicação. E aí você realiza alguma destas práticas? Deixe nos comentários!
Por: Mesh Engenharia
📰 Esperamos que esses conteúdo tenha sido valioso para você. Você também pode encontrar outras dicas no nosso blog, confira!
⚡ Materiais Gratuitos! Aqui você encontrará os melhores materiais sobre Projetos de Subestação e Estudos de Proteção para otimizar seu tempo. Clique aqui para fazer o download.