Os relés de proteção digitais são os mais comumente utilizados atualmente para realizar a proteção secundária de equipamentos conectados no sistema elétrico. Esses relés de proteção normalmente vêm na sua tela frontal com alguns Leds que sinalizam de forma visual e rápida algumas informações, no qual podemos listar algumas abaixo:
- Estado operativo do relé de proteção
- Pickup de alguma proteção
- Trip por alguma proteção
- Qual proteção atuou
- Posição do Disjuntor
- Dentre outros
A maioria dos relés de proteção permite que você realize a customização dos leds, ou seja, você é capaz de criar lógicas e condições para acender ou não um led, colocando as devidas identificações ao lado mostrando o que significa cada um daqueles leds.
Nesse artigo iremos mostrar como ajustar e configurar os Leds dos relés da Siemens da linha Reyrolle, utilizando os recursos disponíveis no relé. Vale ressaltar que o relé pode ser parametrizado pelo frontal do relé ou o software Reydisp, inclusive a configuração dos leds. Mas antes vamos entender um pouco da importância dos leds e boas práticas na sua configuração.
Output Matrix – Matriz de Saída
Dentro dessa estrutura é possível encontrar todas as variáveis e funções de saída. Aqui você irá parametrizar o comportamento das saídas do relé que são as binárias, variáveis e os Leds. Para os relés da Siemens temos que o primeiro LED será fixo indicando que o relé está ligado e sem falha, a sua identificação é dada pelo termo Protection Healthy. A partir daí você tem uma sequência de Leds para configurar o seu acionamento.
Normalmente a sequência mais usual é:
- Segundo Led Pickup
- Terceiro Led Trip Genérico
- Quarto Led para frente customizável por funções de proteção
Configuração do LED
Existem alguns parâmetros específicos de configuração dos Led’s que devemos parametrizar. É possível configurar individualmente cada um dos relés lhe atribuindo algumas características através dos parâmetros abaixo:
– Modo de funcionamento: Existem basicamente duas formas de funcionamento para um LED, que é travado (Hand Reset) e destravado (Self Reset). Os Leds que forem do tipo travado irão permanecer acessos até que ocorra uma nova falta no sistema ou seja feito seu reset manual, via painel frontal ou algum protocolo de comunicação. Já os Leds que forem do tipo destravado irão acender somente quando a saída ou variável que aciona o Led permanecer em nível alto.
Essa mesma configuração é válida para quando houver o Pickup da variável ou função que aciona aquele Led, sendo configurado a característica dos leds com o nome de PU (Pickup).
– Cor de atuação: É possível você configurar se o led ao ser acionado irá acender nas cores verde, vermelho e amarelo. Para isso deve-se ser feito da seguinte forma:
Verde – Green Leds
Vermelho – Red Leds
Amarelo – Green Leds e Red Leds
O mesmo vale para a partida das variáveis internas que o comandam, porém deverão ser ajustados o descritivo que se encontra com PU na frente.
Verde – PU Green Leds
Vermelho – PU Red Leds
Amarelo – PU Green Leds e PU Red Leds
Boas Práticas para se configurar os Leds
Nessa seção irei comentar boas práticas ao se configurar os leds para trazer confiança para a operação do sistema de proteção. O que temos de feedback pelas dúvidas diárias que recebemos nos nossos meios de comunicação é muitas vezes a dificuldade de se analisar as informações quando se tem muitos leds acesos no painel frontal do dispositivo.
Por isso quando se tem a possibilidade de customizar devemos direcionar algumas variáveis importantes e recomendamos que seja feito as seguintes configurações:
- Os Leds que indicam Pickup serem do tipo Self Reset para não mascarar a análise
- Os Leds que indicam TRIP serem do tipo Hand Reset
- Quando houver a atuação de mais de uma proteção, deixar aceso somente o led que sinalize a última proteção que atuou para evitar análises e conclusões erradas
- Separe os Leds por funções de proteção
- Se possível configure leds para identificação de qual fase ocorreu o defeito
- Utilize cores diferentes para Pickup e Trip, sendo o mais recomendado pick-up na cor amarela e trip na cor vermelha
- Lembre-se sempre de identificar ao lado do LED o motivo do seu acionamento alinhado com o que foi parametrizado no relé de proteção.
Por: Mesh Engenharia
Esperamos que esses conteúdo tenha sido valioso para você. Você também pode encontrar outras dicas no nosso blog, confira!
⚡ Nos dias 7 a 9 de fevereiro acontecerá o Evento SE-PRO, que será 100% gratuito, on-line e ao vivo! Clique aqui e inscreva-se.
Até a próxima!