Subestação com PD de 6m

Um dos modelos construtivos mais comuns para subestações de média tensão é a sua construção em alvenaria. Ainda hoje, podemos ver em algumas normas de concessionárias o padrão construtivo com subestação utilizando pé direito de 6m. No artigo de hoje vamos comentar um pouco o que achamos dessa solução e quais os modelos e arranjos possíveis de serem implementados destacando os pontos positivos e negativos.  

Tipos Construtivos / Layouts Possíveis 

A ideia da realização desse modelo construtivo é de você eliminar a necessidade da utilização de poste para fazer a entrada e saída de alimentadores.  

Basicamente você pode ter algumas opções construtivas:  

Entrada Aérea Saída Subterrânea (PD Total de 6m)

Entrada Aérea Saída Subterrânea (PD Medição de 6m) 

Entrada Aérea Saída Aérea (PD Total de 6m) 

Além dos modelos citados acima, você pode ter a mesma filosofia aplicada para subestações que possua também cubículo de transformação.  

Entrada Aérea Saída Subterrânea (PD Total de 6m)  

Um outro layout que é comumente visto, é a utilização de meia parede para fazer a transição do cubículo de proteção para o de transformação. 

Já foi discutido em outro artigo (Proteção Contra Incêndio em Subestações Elétricas) que a utilização de parede até o teto, confere a essa parede uma característica de parede corta fogo, protegendo ou inibindo o cubículo ao lado de receber fumaça e chamas que podem ser provenientes do transformador a óleo instalado ao lado, aumentando assim os impactos e perdas devido a ocorrência de um incêndio na subestação.

Como foi visto, existe diversos modelos e arranjos construtivos que pode ser adotado para construção desse tipo de cabine, mas quais são as vantagens e desvantagens que a gente enxerga em relação a sua utilização, é o que vamos ver a seguir.  

Vantagens da Subestação com PD 6m 

A principal vantagem desse tipo de subestação se da pelo fato de você poder fazer a entrada de energia sem a utilização de um poste de entrada, o que traz economia de alguns equipamentos e também na parte de montagem da estrutura. Além disso você não irá precisar fazer o encaminhamento subterrâneo do poste até a subestação, eliminando a necessidade de quebrar do piso se isso for um fator limitador para a obra da sua subestação.  

Desvantagens da Subestação com PD 6m 

Pelo que já foi discutido aqui, percebemos que pelo fato de possuir um pé direito maior será necessária uma construção civil mais elaborada. Sendo assim, haverá um aumento do custo e tempo de construção devido à altura da subestação. Além disso, você aumenta as distâncias elétricas entre os equipamentos, o que faz com se gaste mais vergalhão de cobre para fazer a conexão dos equipamentos. Outro fator que vale a pena destacar é que no cubículo de medição com pé direito de 6m, deve-se prever uma grade até o teto, o que aumenta também o custo de implementação para essa solução. Para finalizar, pode-se dizer com base na nossa experiência que realizar montagem e manutenção nesse tipo de instalação é mais difícil do que subestações convencionais com o pé direito de 03m.  

Conclusão  

Para se decidir qual solução adotar, deve-se colocar na ponta do lápis as economias e custos adicionais dessa solução. Pelo que já vimos ao longo do nosso tempo de atuação, na maioria das vezes aumenta consideravelmente o custo do empreendimento de maneira global.

 Um abraço e até a próxima,

Equipe Mesh Engenharia


🧭 Inscrições abertas para os treinamentos fechados Mesh Engenharia, clique aqui e garanta sua vaga!

⚡ Materiais Gratuitos! Aqui você encontrará os melhores materiais sobre Projetos de Subestação e Estudos de Proteção para otimizar seu tempo. Clique aqui para fazer o download. 

O equipamento medidor de fator de potência é um equipamento utilizado para realizar a medição

Ler Mais

A sigla SMF significa sistema de medição de faturamento, este sistema faz a medição da

Ler Mais

Nós da Mesh Engenharia acreditamos que isso é um mito. Mesmo com as cabines blindadas

Ler Mais

Nossas Redes Sociais:

Não perca nenhum artigo!

Faça seu cadastro e receba as novidades da Mesh Engenharia em primeira mão!

Marketing por