Os motores de indução trifásico (MTI) possui um campo girante no estator com amplitude e velocidade angular constante quando gerada uma tensão elétrica trifásica com amplitude e sequência constante no enrolamento trifásico localizado no estator do motor de indução. Por possuir um defasamento angular da corrente em 120°, produzindo um campo magnético rotativo no sentido horário e ou anti-horário, sendo definido de acordo com a sequência das fases.
Para definirmos se o motor está em boas condições realizamos alguns ensaios que são:
Ensaio com rotor bloqueado
Este ensaio consiste em travar o eixo do rotor com suportes metálicos com os terminais dos enrolamentos em curto-circuito. Aplicando uma tensão reduzida por fase no estator e rotor.
Sendo realizado para determinar as componentes da impedância equivalente referida do estator.
Ensaio em vazio
O motor é acionado sem carga mecânica para realização do ensaio.
O ensaio consiste em determinar a potência rotacional do motor. Assim a, a potência ativa total, é composta pela potência da resistência do estator e pela potência rotacional.
Ensaio com carga
Para executar esse ensaio devemos utilizar o método carga-escorregamento. Para realizar este método tem que possuir os dados de:
- Velocidade do eixo do motor
- Potência ativa do estator
- Potência rotacional
- Resistência de enrolamento estator
- Corrente do enrolamento do estator
Utilizado para determinar o rendimento do motor.
Conclusão
Este são ensaios padrões utilizados em motores de indução trifásico. Os métodos utilizados são todos validados pela IEEE e Tem algum ensaio que você utiliza em MIT. Deixe nos comentários quais você já realizou!
Referências Bibliográficas:
IEEE – Teste procedure for polyphase induction motors and generators
NBR – 5457 Maquinas girantes – terminologia
Por: Mesh Engenharia
Esperamos que esses conteúdo tenha sido valioso para você. Você também pode encontrar outras dicas no nosso blog, confira!