Parametrização de Relés de Proteção

O relé de proteção é um dispositivo IED utilizado para realizar a proteção, controle e automação de uma subestação. Para parametrizar(ajustar) esse dispositivo é fundamental que um profissional faça a habilitação das funções de proteção, ajuste de cada uma das funções, endereçamento das entradas e saídas do relé, configuração da comunicação entre os dispositivos, etc. Sendo assim esse serviço é de extremo valor e realizado por poucos profissionais, o que traz um alto valor agregado. A grande sacada para você dominar o mercado e conseguir serviços de parametrização com frequência é ter conhecimento sobre vários relés de diferentes fabricantes. Portanto, esse artigo contém dicas para você aprender a parametrizar o maior número de relés possíveis.  

Aprendendo a Parametrizar um Relé  

Por onde começar?  

Se você entrar no site de algum fabricante de relé, você irá verificar que normalmente eles agrupam os modelos de acordo com o equipamento protegido. Isso acontece, devido ao fato de que determinado equipamento necessita de funções de proteção especificas.

Sendo assim, é interessante que você comece pelos relés que possuem menor número de funções, utilizados normalmente em cabines primárias e alimentadores, pois possuem proteções mais básicas como sobrecorrente, sub e sobretensão.  

Quando já estiver familiarizado com a parametrização desses relés você passa para relés que possuem mais funções e apresentam uma quantidade de recursos maiores, aplicados em minigeração distribuída, linhas de transmissão, gerador, motor, transformador, etc. 

Aí você pode estar se perguntando, para parametrizar o relé preciso saber de proteção? Mais especificamente do dimensionamento da função de proteção? De forma geral, não é obrigatório. Em algumas empresas, nem sempre quem faz o estudo é quem parametriza, o que é bem comum, sendo a pessoa responsável apenas por passar os ajustes feitos para o relé de proteção.  

Qual o primeiro passo?  

E o primeiro passo para você se familiarizar com o relé é baixar o seu manual. Necessariamente você irá precisar ler tudo no detalhe? A resposta é não. Você pode fazer uma leitura seletiva das principais partes que são peça chave para você conseguir iniciar a parametrização do relé. Sendo assim considero como peça chave os seguintes pontos:  

– Lista das funções de proteção

– Identificação das entradas e saídas do relé de Proteção

– Identificação das funcionalidades principais do relé 

Após a leitura e estudo sobre as questões acima, você já pode começar na prática a criar mais familiaridade com o relé através do seu software. O software retrata basicamente todas as funcionalidades presentes no relé com uma interface muito mais amigável para quem estiver configurando. Começar por aqui é bem interessante pois a maioria dos fabricantes disponibilizam ferramentas de ajuda dentro do software que serve para esclarecer dúvidas de forma mais rápida. Além disso você consegue mesmo sem o relé baixar o software no site do fabricante e começar a parametrizar. 

Como avançar na parametrização do relé?  

Para avançar na parametrização de um determinado relé, é interessante você ir mexendo no software e os pontos que gerar dúvida você consultar no manual. Caso você tenha dificuldade em algum ponto especifico, você pode ligar para o suporte do fabricante para esclarecer dúvidas nas quais você não encontra a resposta no manual ou no menu help do software. Não se acomode com o relé de proteção de um único fabricante, após aprender um relé, pegue um relé de outro fabricante que realiza as mesmas funções do relé anterior. Isso é importante pois você irá verificar algumas semelhanças no ajuste e configuração dos relés, e com isso você irá aumentar a velocidade de aprendizado para parametrizar relés de proteção.  

Conclusão 

Existe muito conteúdo gratuito disponibilizado pelos fabricantes de relé que irá te ajudar a aprender a parametrizar determinado modelo de relé. Se você quiser se especializar mais na parametrização você pode procurar por treinamentos que tenham um passo a passo de como realizar essa parametrização. No treinamento de proteção da Mesh Engenharia atualmente temos aulas de relés de diferentes fabricantes como Pextron, Siemens, ABB e Schneider. 

Por: Mesh Engenharia

Esperamos que esses conteúdo tenha sido valioso para você. Você também pode encontrar outras dicas no nosso blog, confira!

O equipamento medidor de fator de potência é um equipamento utilizado para realizar a medição

Ler Mais

A sigla SMF significa sistema de medição de faturamento, este sistema faz a medição da

Ler Mais

Nós da Mesh Engenharia acreditamos que isso é um mito. Mesmo com as cabines blindadas

Ler Mais

Nossas Redes Sociais:

Não perca nenhum artigo!

Faça seu cadastro e receba as novidades da Mesh Engenharia em primeira mão!

Marketing por