Os relés URP6000/6100 da Pextron é largamente aplicado para sistemas de Minigeração distribuída. No artigo de hoje vamos mostrar como ajustar a proteção de sobretensão residual de neutro (59N) nesse relé utilizando como base o software do fabricante.
Função 59N – Relés URP6000/6100
Já falamos bastante sobre essa função em outros conteúdos, portanto hoje vamos focar em como fazer a configuração e ajuste dessa função nos relés de proteção dessa linha da Pextron.
O primeiro passo para você conseguir parametrizar essa função é você fazer a sua habilitação no relé. Utilizando o software como base é feito na seguinte seção:
Seguindo a própria sequência de parametrização do relé você deve fazer o endereçamento da binária de saída que será acionado para essa proteção. Devemos fazer isso na aba de saídas:
Depois deve ser ajustado as configurações principais de leitura de tensão na aba “Geral” para definição correta dos parâmetros do relé. Primeira coisa é ajustar a relação de transformação de potencial (RTP).
Para realizar a proteção 59N é necessário que os TP’s estejam ligados em estrela-estrela, para que o relé possa calcular a tensão 3V0 pelo somatório das tensões em cada uma das fases.
É recomendado que seja definido os parâmetros acima dessa forma, para que os ajustes sejam feitos sempre em relação as tensões de fase-neutro. Por fim, devemos ajustar os parâmetros da função de acordo com o estudo de proteção aprovado. Esse relé possui um estágio de tempo definido apenas para ser ajustado, onde deve ser configurado a partida em valores primários e o tempo.
Conclusão
O ajuste dessa função de proteção nesse relé é bem simples e fácil. Deve-se atentar aos detalhes citados aqui para não haver nenhum erro de parametrização.
Confira as últimas notícias no blog da Mesh Engenharia e nos siga nas redes sociais para receber conteúdos sobre Estudos de Proteção e Projetos em Subestações.
Blog | Youtube | Instagram | Facebook | Linkedin
Até a próxima edição!
Equipe Mesh Engenharia