Os para-raios são fundamentais para o sistema de distribuição e medição pois ele tem a função interceptar os raios e fornecer um caminho para as descargas atmosféricas evitando que atinjam o circuito, assim impedem seu desligamento. Os para-raios de oxido metálico sem centelhadores são compostos de resistores não lineares de óxidos metálicos, ligados em série e/ou paralelo sem centelhadores.
Características construtivas
O para-raio é composto das seguintes partes:
Dados de placa
Na placa de identificação dos para-raios deve constar as seguintes características:
Modo de funcionamento
Para raios são instalados para proteger equipamentos contra surtos de sobretensão do sistema elétrico. Sempre conectamos a fase do sistema no terminal superior e a terra no terminal inferior. Por ter resistores não lineares em situações de normais o para raio irá agir como uma chave aberta para o sistema. Porém quando ocorre uma sobretensão no circuito os resistores agem como uma chave fechada com caminho a terra garantindo que essa sobretensão não danifique o equipamento ou subestação protegida.
A tensão que passa em um para-raios é a tensão entre fase-terra que seria,
Então um para-raios instalado em uma rede de 13,8 em condições nominais irá 7,97 kV e por isso dimensionamos para 12 kV.
Referências Bibliográfica:
– ABNT NBR 16050 – Para-raios de resistor não linear de óxido metálico sem centelhadores, para circuitos de potência de corrente alternada
Por: Mesh Engenharia
📰 Não pare sua leitura por aí: Você também pode encontrar outras dicas no nosso blog, clique aqui e boa leitura!
⚡ Materiais Gratuitos! Aqui você encontrará os melhores materiais sobre Projetos de Subestação e Estudos de Proteção para otimizar seu tempo. Clique aqui para fazer o download.