Os disjuntores são equipamentos que seccionam o sistema com carga. Devemos realizar inspeções periódicas de acordo com o manual do fabricante ou da norma da concessionária. Essas inspeções podem ser preventivas e/ou corretivas. Para uma maior longevidade do disjuntor é aconselhável seguir algumas práticas que devem ser realizadas. Para isso utilizaremos como modelo os disjuntores da Siemens como modelo.
Inspeções físicas
Sempre que possível devemos fazer inspeções visuais do disjuntor como verificação de rachaduras, carbonização do equipamento, verificação de lubrificação dos contatos, verificação dos dados da placa e estado dos contatos.
Inspeção de contatos
Depois de inspeções manuais deve fazer inspeções dos fechamentos e aberturas do disjuntor. Verificação do fechamento e abertura de contatos através da energização das bobinas. Este procedimento deve ser constantemente avaliado para não ter nenhuma falha na operação das proteções.
Ensaios
Devemos sempre realizar ensaios constantemente para ver a situação do disjuntor através da especificação do manual da Siemens iremos comparar com os ensaios.
- Ensaio de tempo de abertura/fechamento de contatos
Este ensaio verifica o sincronismo da comutação dos contatos dos polos. Ensaio de extrema importância para ver a diferença de tempos de comutação dos contatos entre os polos.
- Ensaio de resistência de contatos
Este ensaio tem extrema importância pois se a resistência dos contatos estiver alta pode gerar pontos quentes que podem deteriorar precocemente. O microhmimetro é equipamento utilizado para fazer este ensaio
- Ensaio de resistência da rigidez dielétrica
Este ensaio tem como objetivo medir a resistência de isolamento e ver se está compatível. Este ensaio utiliza um megôhmetro para obter o valor da resistência.
É fundamental o domínio realizar estes ensaios em disjuntores para garantir que o equipamento irá operar corretamente.
Por: Mesh Engenharia
Esperamos que esses conteúdo tenha sido valioso para você. Você também pode encontrar outras dicas no nosso blog, confira!