A chave seccionadora é um equipamento utilizado em sistemas de média e alta tensão para realizar as seguintes funções:
– Seccionamento aparente do circuito
– By-pass de equipamentos
O foco do artigo de hoje é mostrar as possibilidades construtivas para as chaves seccionadoras de média tensão a depender do método de instalação.
Chave Fusível
Esse tipo de chave seccionadora é bastante utilizado em redes de distribuição da concessionária, postes de entrada para subestações do grupo A e subestações aéreas para a proteção do transformador.
Essas chaves possuem abertura sem carga, com fusível incorporado que realiza a proteção da rede da concessionária e funciona como retaguarda da proteção da subestação do cliente. As principais características construtivas de uma chave fusível podem ser vistas abaixo:
Dentro do porta fusível pode ser instalado a depender do equipamento protegido e da corrente nominal do circuito. Para realizar a manobra do circuito com carga, pode ser utilizado um equipamento chamado Loadbuster que irá fazer a interrupção do arco elétrico no interior da sua câmara, protegendo o operador que estiver realizando a manobra.
Chave Unipolar ou Chave Faca
Essas chaves seccionadoras possuem abertura sem carga cuja finalidade é apenas isolar circuitos elétricos de média tensão.
Essas chaves normalmente possuem uma base de concreto ou metal para sua fixação e servir como sustentação para os isoladores que ficam embaixo das hastes de manobra da chave. Esses isoladores podem ser do tipo polimérico ou de porcelana. Suas características construtivas podem ser vistas abaixo:
Essa chave seccionadora em hipótese nenhuma pode ser manobrada sob carga, pois não possui dispositivo dedicado para isso e nem foi fabricada com essa finalidade.
Chaves Seccionadoras de Uso Interno
As chaves seccionadoras utilizadas em subestações abrigadas em alvenaria podem possuir até 04 tipos construtivos diferentes:
1. Chave Seccionadora Abertura Sem Carga Sem Base Fusível
Essa chave possui características similares a chave faca, e em hipótese alguma deverá ser manobrado sob carga. Normalmente esse tipo de chave não é mais adotado por existir mecanismos mais seguros para a operação da subestação. Esse tipo de chave seccionadora normalmente é equipado com microswitch para evitar a manobra errada do operador.
Essa chave seccionadora possui estrutura similar a vista acima, com buchas poliméricas montado sob estrutura de metal. A vantagem dessa chave seccionadora é que o seu custo é bastante reduzido se comparada com os outros modelos de chave.
2. Chave seccionadora abertura sem carga com base fusível
Essa chave não possui mecanismo de abertura sob carga assim como a anterior, porém possui uma base para instalação de um fusível HH. Esse fusível possui a função de proteger o transformador contra curto-circuito de forma individual.
3. Chave seccionadora abertura sob carga sem base fusível
Essa chave seccionadora possui estrutura bem parecida com a mostrada anteriormente, porém na parte superior perto do terminal superior existe uma câmara de extinção de arco, para limitar o arco elétrico em caso de uma manobra sob carga. Mesmo essa chave seccionadora sendo de abertura sob carga, não é recomendado que seja feito isso de forma recorrente, pois o equipamento que de fato é responsável pela manobra é o disjuntor.
4. Chave seccionadora abertura sob carga com base fusível
Além de possui a câmara de extinção de arco, essa chave também possui estrutura para fixação do fusível HH.
De forma geral pode-se dizer que a estrutura base da chave é muito parecida, podendo possuir mais ou menos elementos. Os principais componentes que fazem parte da chave seccionadora podem ser destacados:
Algumas chaves seccionadoras podem ser equipadas com motorização para abertura automatizada. Esse procedimento não é muito comum se tratando de subestações de média tensão, mas pode ser encontrado.
CONCLUSÃO
As chaves seccionadoras são equipamentos fundamentais em subestações elétricas de média tensão. Existem diferentes tipos construtivos que podem ser utilizados a depender da característica da subestação e do cubículo no qual será instalado essa chave seccionadora.
Por: Mesh Engenharia
Esperamos que esses conteúdo tenha sido valioso para você. Você também pode encontrar outras dicas no nosso blog, confira!