Os relés da linha Reyrolle da Siemens são largamente utilizados em diversas aplicações garantindo uma proteção adequada para os equipamentos conectados ao sistema elétrico. Uma das funções comuns de se encontrar nesses relés são as funções direcionais de corrente de fase e de neutro,67 e 67N respectivamente, portanto hoje vamos aprender como configurar e ajustar os parâmetros de um Relé 7SR1004 para essas funções.
Entendendo a Direcionalidade em Relés de Proteção
Para realizar proteções direcionais é necessário fazer a aquisição do sinal de corrente e tensão:
Isso acontece pelo fato de a tensão ser utilizada como referência para que o relé consiga definir as regiões de atuação e restrição para as funções direcionais. Então necessariamente todos os relés que possuam essas funções, terão entradas analógicas de corrente e tensão. Cada relé possui uma filosofia no algoritmo de como é feito a polarização dessa função, por isso é fundamental entender e aprender os critérios específicos do relé aplicado naquele projeto.
Reydisp Evolution 32
Esse é o nome software utilizado para parametrizar diversos relés da linha Reyrolle, dentre eles a família 7SR10. Para ter acesso a esse software você pode fazer o download diretamente no site da Siemens de forma gratuita para conseguir criar templates e arquivos de parametrização de diferentes relés.
Função 67
Basicamente o relé Reyrolle 7SR1004 possui 4 elementos de sobrecorrente. Esses elementos podem ser configurados de acordo com a necessidade do usuário, sendo adotado ou não a direcionalidade para um determinado elemento.
1° Habilitar a função “Gn Phase Overcurrent”
2° Configurar os parâmetros gerais das funções 67
Gn 67 Char Angle: Aqui é ajustado o ângulo de torque máximo para definir as regiões de operação e restrição do relé no plano fasorial. Esse ajuste deve ser calculado seguindo a recomendação do fabricante aplicando a seguinte fórmula:
Gn 67 Minimum Voltage – Aqui é ajustado o menor valor de tensão necessário para as funções direcionais funcionar. Sendo assim, se o relé estiver lendo uma tensão menor da que ajustada nesse parâmetro, as funções direcionais de sobrecorrente serão bloqueadas. Essa função é utilizada para evitar a atuação indevida da proteção em casos onde se perca a referência de tensão.
Gn 67-2 – out – of – 3 Logic – Essa função é uma lógica do fabricante implementada para liberar a atuação das proteções direcionais apenas para o sentido da corrente majoritário das fases. Por exemplo, se as fases A e B estão com direcionalidade do sentido direto e a fase C estão com sentido reverso, só estará habilitado a atuação para as fases A e B, enquanto a fase C está bloqueada.
Gn 50 Measurement – Define o método de medição de corrente para os estágios de proteção instantânea. Quando ajustado RMS será considerado a componente fundamental mais os harmônicos e fundamental ele bloqueia as harmônicas e considera somente a senoide fundamental.
Gn 51 Measurement – Define o método de medição de corrente para os estágios de proteção temporizada. Quando ajustado RMS será considerado a componente fundamental mais os harmônicos e fundamental ele bloqueia as harmônicas e considera somente a senoide fundamental.
3° Ajustar os parâmetros de proteção para uma dada direção
Gn51-1 Dir. Control – Define qual a direção daquele elemento da proteção especifico, sendo 03 opções:
– Forward: Corrente que entra na polaridade do relé.
– Reverse: Corrente que sai na polaridade do relé.
– Non – Direcional: Não possui direcionalidade definida, então independe de como circula a corrente no relé de proteção.
Logo, o sentido desejado irá depender de como está ligado os transformadores de corrente (TC’s) e o sinal de tensão dos transformadores de potencial (TP’s). Podemos ver um exemplo dessas ligações a seguir:
Função 67N/67G
Primeiramente vale a pena destacar que o relé Reyrolle 7SR1004 pode ter 2 métodos para obter a corrente residual para as proteções de neutro:
– 67N Derived – A corrente residual é obtida pelo somatório fasorial interno feito pelo relé de proteção.
– 67G Measured – A corrente residual é obtida através da leitura de corrente da entrada de neutro Id.
O esquema de ajuste dessa proteção é bem similar do de fase. Possui 04 elementos de proteção que pode ser ajustado pelo usuário de acordo com a necessidade do projeto.
1° Habilitar função “Gn Derived E/F” ou “Gn Measured E/F”
2° Configuração Geral da Função 67G – Gn Measured
Gn 67G Char Angle: Aqui é ajustado o ângulo de torque máximo para definir as regiões de operação e restrição do relé no plano fasorial. Segundo o manual do fabricante é feito o ajuste desse ângulo seguindo o seguinte critério:
Gn 67G Minimum Voltage – Aqui é ajustado o menor valor de tensão necessário para as funções direcionais funcionar. Sendo assim, se o relé estiver lendo uma tensão menor da que ajustada nesse parâmetro, as funções direcionais de sobrecorrente de neutro serão bloqueadas.
Gn 50G Measurement – Define o método de medição de corrente para os estágios de proteção instantânea. Quando ajustado RMS será considerado a componente fundamental mais os harmônicos e fundamental ele bloqueia as harmônicas e considera somente a senoide fundamental.
Gn 51G Measurement – Define o método de medição de corrente para os estágios de proteção temporizada. Quando ajustado RMS será considerado a componente fundamental mais os harmônicos e fundamental ele bloqueia as harmônicas e considera somente a senoide fundamental.
3° Configuração Geral 67N – Gn Derived
Gn 67N Polarizing Quantity – Aqui é ajustado quais grandezas serão utilizados para polarizar a função direcional, havendo duas possibilidades:
ZPS – Sequência Zero
NPS – Sequência Negativa
ZPS: É utilizado quando se tem uma entrada exclusiva para aquisição de 3V0 ou a conexão de delta aberto sugerida pelo fabricante.
NPS: É utilizado quando se tem a ligação delta (2 TP’s) para aquisição do sinal de tensão.
Gn 67N Char Angle: Aqui é ajustado o ângulo de torque máximo para definir as regiões de operação e restrição do relé no plano fasorial. Segundo o manual do fabricante é feito o ajuste desse ângulo seguindo o seguinte critério:
Gn 67N Minimum Voltage – Aqui é ajustado o menor valor de tensão necessário para as funções direcionais funcionar. Sendo assim, se o relé estiver lendo uma tensão menor da que ajustada nesse parâmetro, as funções direcionais de sobrecorrente de neutro serão bloqueadas.
4 ° Ajustar os parâmetros de proteção para uma dada direção
Assim como as proteções de fase a direcionalidade funciona da mesma forma para as proteções de neutro.
ATENÇÃO E CUIDADOS COM AS FUNÇÕES 67/67N
Tem sido muito comum ao deparar com relés de proteção em subestações com geração própria problemas na atuação dessas funções. A grande causa parece o não entendimento completo de como ajustar a função no relé e também de fatores que podem influenciar na atuação de funções direcionais. Sendo assim vamos listar aqui pontos de atenção que devem ser avaliados quando da utilização de proteções direcionais:
– Sequência de Fase do Relé
– Método de Polarização do Relé
– Polaridade dos Transformadores de Corrente
– Ligação nos Sensores de corrente no relé
– Ajuste do ângulo de torque máximo
– Demarcação das regiões de operação e restrição
Referências bibliográficas:
Guia de Parametrização Reyrolle 7SR1004 – Siemens.
Por: Mesh Engenharia
Esperamos que esses conteúdo tenha sido valioso para você. Você também pode encontrar outras dicas no nosso blog, confira!
📢 A nossa primeira aula do Evento SE-PRO já está liberada, clique aqui para assistir a esta aula.
Até a próxima!