Os disjuntores de média tensão são equipamentos destinados a estabelecer e interromper correntes sob condições de carga e curto-circuito. Entender seu funcionamento é de extrema importância para os profissionais que operam, projetam e dão manutenção nesse tipo de equipamento.
Disjuntor de Média Tensão
O disjuntor de média tensão deve possuir um esquema de proteção e comando externo que é responsável por identificar problemas e defeitos no circuito realizando um comando de abertura ou fechamento do equipamento. O disjuntor por si só sem esquema de controle adequado funciona basicamente como uma chave, capaz de abrir e fechar um circuito. Sendo assim é necessário um comando dedicado para realizar as operações nesse equipamento de forma que traga a maior segurança operativa para o profissional e proteja os equipamentos conectados no sistema elétrico.
Tipos de Acionamento do Disjuntor
O disjuntor de média tensão pode ser acionado de forma local ou remota, conforme abaixo:
-Local: Pelos botões de Abertura e Fechamento que atua diretamente no mecanismo do disjuntor que se encontra na parte frontal do equipamento.
– Remoto: Por algum dispositivo ou botoeira que está conectado as bobinas do disjuntor, como por exemplo: (Botoeiras, contatos dos relés de proteção, contatos externos como Microswitch etc.)
Carregamento da Mola do Disjuntor
O disjuntor de média tensão possui 2 molas no seu interior para realizar a abertura e fechamento do equipamento. Para realizar uma operação de fechamento do disjuntor a sua mola de fechamento deve estar carregada. Esse carregamento de mola pode ser feito da seguinte forma:
– Manualmente: O operador deve utilizar uma alavanca dedicada e própria daquele equipamento girando no sentido informado no manual até que se altere a indicação da mola.
– Motor de carregamento da mola: Logo após a abertura do disjuntor o motor é acionado fazendo o carregamento da mola de fechamento deixando-o apto a operar. Esse sistema traz uma maior segurança para o profissional visto que operador não precisa ficar na frente do cubículo para carregamento manual da mola.
Na parte frontal do Disjuntor você encontra os botões de abrir e fechar bem como a sinalização de posição do disjuntor e mola carregada.
Cuidado ao mexer internamente no Disjuntor
Quando você estiver mexendo em alguma parte interna do mecanismo do disjuntor para evitar qualquer tipo de acidente é fundamental descarregar as molas para que as peças rotativas não se desloquem rapidamente causando assim um esmagamento de algum membro. Portanto para evitar esse tipo de incidente você deve prosseguir da seguinte forma:
– Desligar a tensão de alimentação do motor de carregamento de mola
– Acionar manualmente o disjuntor realizando de forma sucessiva as operações de ABERTURA, FECHAMENTO e ABERTURA do disjuntor.
Ao fazer esse procedimento você garante que o disjuntor a vácuo está aberto e a mola de fechamento está descarregada.
Por: Mesh Engenharia
Esperamos que esses conteúdo tenha sido valioso para você. Você também pode encontrar outras dicas no nosso blog, confira!
Até a próxima!