Em qualquer subestação, está presente os sistemas de medição e proteção. É enviado um sinal, de corrente e tensão, derivado do sistema principal para os sistemas de medição e proteção mencionados. Essa comunicação é feita predominantemente através dos transformadores de instrumentos, ou mais conhecidos como transformadores de corrente e potencial, porém podemos fazê-lo de uma forma mais segura e igualmente viável.
Vamos tratar de outro método em que essa comunicação pode ser viável. Estamos falando da utilização de sensor de tensão e sensor de corrente, uma tecnologia mais avançada para adquirir a informação necessária com maior eficiência, precisão e segurança. Mas nem tudo é perfeito, este método também tem suas desvantagens. Apontaremos as vantagens e desvantagens de utilizar o sensor de tensão para a substituição do TP.
O sensor de tensão é utilizado para fazer a leitura de tensão e enviar o seu sinal para um IED de medição e/ou proteção. Tem seu princípio de funcionamento baseado em um divisor de tensão, de forma que a tensão secundária seja diretamente proporcional a tensão primária.
A equação que descreve o comportamento da tensão de saída (secundária) do divisor de tensão é obtido através da fórmula abaixo:
Porém neste caso usamos capacitores ao invés de resistores, o que nos proporciona uma maior impedância e menor perda de energia em comparação aos resistores. Outra vantagem dos capacitores é a menor temperatura que ele gera comparado aos resistores e menor tamanho e peso comparado aos transformadores de instrumento.
Vemos mais esse tipo de solução no mundo da eletrônica, porém como a tecnologia avança de forma extraordinária, hoje já conseguimos obter essa solução nas subestações de média tensão. Substituir os transformadores de instrumentos é um grande avanço na média tensão pois conseguimos trazer equipamentos mais eficazes, com menor peso e tamanho proporcionando mais espaço na subestação auxiliando na montagem e manutenção da instalação.
Como mostrado na figura acima, vemos uma aplicação do sensor no painel de média tensão, muito utilizado na indústria, principalmente na mineração. Podemos falar que o sensor de tensão exerce duas funções como a do transformador de instrumento, as informações coletadas para o IED da subestação e também como suporte para o barramento principal, diminuindo o espaço utilizado no painel e a quantidade de equipamentos dentro do mesmo possibilitando um painel mais compacto e de fácil acesso e manutenção.
Contudo podemos concluir que é uma opção viável como alternativa aos TP’s de barra por apresentar um corpo físico menor e mais leve, e aumentar a segurança dos equipamentos do sistema e pessoas que acessam o painel por não apresentar praticamente nenhum evento de ferroressonância. Porém como é uma tecnologia recente, não tem muita mão de obra disponível para manutenção do equipamento.
Referências Bibliográficas:
https://www.electrical4u.com/voltage-sensor/
https://www.osetoreletrico.com.br/uso-de-sensores-de-corrente-e-tensao-em-paineis-de-media-tensao/
Equipe Mesh Engenharia
🔗 Então se inscreva na lista de espera dos TREINAMENTOS Mesh Engenharia e não fique de fora! Clique no link.
🚀 Materiais Gratuitos! Aqui você encontrará os melhores materiais sobre Projetos de Subestação e Estudos de Proteção para otimizar seu tempo. Clique agora neste link para fazer o download.