O relé P3F30 da Schneider é aplicado para proteção de alimentadores e possui diversas funções de proteção. No artigo de hoje vamos mostrar como ajustar as proteções de sobrecorrente 51/50 nesse relé utilizando como base o software Easergy Pro.
Ajuste do Transformador de Corrente
Antes de ajustar as funções de proteção propriamente dito, devemos informar para o relé qual o transformador de corrente (TC) utilizado. A depender da ligação do circuito de corrente a gente irá configurar os seguintes campos:
No Menu Geral, você deverá ajustar no campo “Scaling” as informações referentes aos TC’s de proteção. No campo acima é informado o TC utilizado para fase. No campo abaixo fazemos os ajustes do transformador de corrente utilizado para o sensor de neutro.
Se for utilizado um TC toroidal para aquisição do sinal de corrente de neutro para a proteção, essa relação será diferente da utilizada anteriormente. Caso seja adotado a ligação residual, a relação de neutro será igual a relação de fase.
Ajuste das funções de Sobrecorrente (51/50)
Agora no menu de Proteção, iremos configurar as proteções 51/50. Dentro desse menu podemos observar que existem 03 unidades de proteção de sobrecorrente que podem ser habilitadas:
Cada parâmetro acima é considerado um estágio da função de sobrecorrente. Dessa forma, podemos configurar e definir uma característica especifica para cada uma dessas unidades como veremos a seguir.
Phase Overcurrente I> 50/51
Dentro desse primeiro estágio será pedido a entrada dos seguintes parâmetros:
Vamos destrinchar o que é cada parâmetro exigido:
Pick-up setting (x In)
Corrente de Partida a ser ajustada. Esse valor deve ser inserido em pu( x In), considerando como corrente de base o TC de proteção inserido. Considerando então uma corrente de partida de 50A primários e um TC 500:5, o valor a ser inserido será:
Delay Curve Family
Aqui você irá informar qual a família de curvas você irá utilizar. Como padrão, aqui você terá por exemplo as normas IEC, IEEE e DT (tempo definido). Esse relé também permite que você parametrize ou crie uma curva típica caso o projetista tenha uma necessidade especifica, através da escolha das constantes para as curvas das normas IEC e IEEE.
Delay Type
Aqui você irá informar qual o tipo da curva adotada para aquele estágio. Como por exemplo temos curvas VI, EI, NI e por aí vai.
Inv. Time coeficiente k
Nesse parâmetro deverá ser ajustado o dial de tempo se for um estágio de tempo inverso ou então o tempo de atuação se for uma curva de tempo definido (DT).
Include Harmonics
Esse parâmetro quando habilitado inclui na leitura de corrente para proteção além da grandeza fundamental(60Hz), todas as harmônicas lidas pelo relé de proteção (RMS). Isso é interessante quando essa função for utilizada para proteção de equipamentos como banco de capacitores e reatores por exemplo.
Phase Overcurrente I>> 50/51 e I>>>50/51
Esses dois estágios já são pré-configurados como funções de tempo definido. Sendo assim você pode utilizar um ou os dois estágios a depender do estudo de proteção.
Pick-up setting (x In)
Esse parâmetro é a corrente de partida do estágio de tempo definido. Seu funcionamento é identifico ao mostrado anteriormente para o estágio I>.
Operation Delay(s)
Esse parâmetro é o tempo de atuação da proteção.
Conclusão
No artigo de hoje vimos como ajustar as proteções de sobrecorrente (51/50) no relé P3F30. Existem 03 estágios que podem ser configurados sendo que cada um desses possui 04 grupos de ajustes. Esse guia foi feito para facilitar o entendimento do ajuste dessa função nesse relé, porém não isenta a leitura do manual do fabricante.
Um abraço e até a próxima,
Equipe Mesh Engenharia
⚡ Materiais Gratuitos! Aqui você encontrará os melhores materiais sobre Projetos de Subestação e Estudos de Proteção para otimizar seu tempo. Clique aqui para fazer o download.