Autocheck em Relés de Proteção

Os relés de proteção utilizados atualmente são em sua maioria IED’s (Dispositivos Eletrônicos Inteligentes). Esse dispositivo é parte fundamental do sistema de proteção e a sua operação de forma correta impacta diretamente no desempenho esperado da proteção. Portanto, é fundamental ter a informação de que o relé está em condições operativas adequadas e que se necessário ele irá atuar conforme o esperado, garantindo a confiabilidade do sistema de proteção. A função que realiza esse monitoramento é o autocheck ou muitas vezes chamado de “Watch Dog”, que a tradução livre seria cão de guarda, e é dessa função que vamos falar um pouco no artigo de hoje.  

Autocheck  

Como foi dito, essa função tem o objetivo de monitorar a condição operativa de um dado relé de proteção. O seu funcionamento pode variar de acordo com o fabricante do equipamento, porém algumas diretrizes para essa função são similares. Pode-se dizer que essa função deve ser capaz de monitorar minimamente:  

  • Alimentação do Relé
  • Parte Microprocessada do Relé
  • Circuitos Impressos dentro do relé
  • Firmware do Relé  

É comum a gente se referir a essa função como se ela medisse a “saúde” interna do relé de proteção, indicando se ele está ou não apto a exercer todas as funções no qual ele foi projetado a realizar. Como existe a questão de expertise do fabricante, quando essa função indica que o relé está com algum problema, na maioria das vezes não conseguimos identificar o defeito e deve ser encaminhado o dispositivo para a manutenção do próprio fabricante, para voltar o dispositivo a suas características normais de funcionamento.  

Implementação do Autocheck  

Atualmente, para a maioria dos relés de proteção do mercado, essa função de autocheck já vem implementada de forma “default” e sinalizada na parte frontal por um Led. Cada fabricante da um nome para esse Led cuja a função é a mesma, que é o autocheck do relé de proteção. Na figura abaixo podemos ver alguns exemplos de relés de diferentes fabricantes para esse Led.  

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Um problema no relé pode causar a não operação da proteção o que é crítico para segurança das pessoas e equipamento. Por causa disso, muitas vezes é implementado outras formas além do Led da parte frontal para sinalizar algum defeito ou problema naquele relé de proteção, conforme veremos a seguir:  

Utilizando de Sinaleiro em Painel 

Pode ser feito a utilização de sinaleiro em painel externo para informar que o relé de proteção está em condições de funcionamento adequado, e que a função de autocheck não identificou nenhum tipo de problema. Na maioria das vezes utiliza-se então um contato NF do relé, de forma que a luz fique acesa para o relé em condições ideais de funcionamento e apague caso tenha algum problema.  

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A lógica de contatos a ser implementada varia de acordo com o fabricante e modelo do relé, devendo sempre ser consultado no momento de elaborar o diagrama de ligação do relé.  

Utilização de Alarme Sonoro 

Pode ser feito a utilização de um alarme sonoro para alertar alguém que esteja fora do local que o relé está com algum defeito, para que seja tomado alguma providência. Normalmente é utilizado um contato NA, de forma que se o relé tiver algum problema, ele comuta sinalizando os operadores, conforme esquema abaixo:  

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Comunicação via algum protocolo 

Atualmente com o avanço da automação em subestações, normalmente esse monitoramento é acompanhado por um sistema supervisório SCADA, que centraliza e recebe as informações dos IED’s via algum tipo de protocolo, como por exemplo o MMS. Dessa forma você tem o status em tempo real através da função Autocheck se o(s) relé(s) estão em condições ideais de funcionamento ou não.  

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Conclusão  

A função de Autocheck visa verificar que o relé não possui nenhum problema. O seu funcionamento varia de acordo com o relé/fabricante e pode ser implementado esquemas para complementar a sinalização feita pelo relé através do led que fica na parte frontal. Caso a função de autocheck sinalize um defeito, muito possivelmente você deverá enviar para o suporte do fabricante. 

 Um abraço e até a próxima,

Equipe Mesh Engenharia


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

⚡ Materiais Gratuitos! Aqui você encontrará os melhores materiais sobre Projetos de Subestação e Estudos de Proteção para otimizar seu tempo. Clique aqui para fazer o download. 

O equipamento medidor de fator de potência é um equipamento utilizado para realizar a medição

Ler Mais

A sigla SMF significa sistema de medição de faturamento, este sistema faz a medição da

Ler Mais

Nós da Mesh Engenharia acreditamos que isso é um mito. Mesmo com as cabines blindadas

Ler Mais

Nossas Redes Sociais:

Não perca nenhum artigo!

Faça seu cadastro e receba as novidades da Mesh Engenharia em primeira mão!

Marketing por