Tipos de Encaminhamentos MT

Em subestações de média tensão é comum utilizarmos linhas elétricas para conectarmos a cabine de proteção com os transformadores de potência que podem estar situados em regiões distantes. A ABNT 14039 determina uma padronização de linhas elétricas de média tensão, neste artigo iremos falar dos tipos de linhas elétricas e suas especificações. 

Tipos de linhas elétricas de média tensão

1. A1 e A2

Cabos unipolares justapostos (na horizontal ou em trifólio), cabos multipolares e cabos tripolares ao ar livre, abrigados do sol (A1) ou exposto ao sol (A2). Devem ter um espaço de 0,5 vez o diâmetro do cabo em relação a qualquer parede e todos os cabos encostados um do lado do outro. Podendo estar em bandeja perfurada, suportes horizontais, eletrocalha aramada, tela, ao ar livre, sobre suportes horizontais, autossustentados e em leitos.

2. B1 e B2

Cabos unipolares espaçados entre si ao ar livre, abrigados do sol (B1) ou exposto ao sol (B2). Devem ter um espaço de 0,3 vez o diâmetro do cabo em relação a qualquer parede e todos os cabos espaçados um do outro o valor do diâmetro do cabo utilizado. Podendo estar em bandeja perfurada, suportes horizontais, eletrocalha aramada, tela, ao ar livre, sobre suportes horizontais, autossustentados e em leitos.

3. C

No método C, o cabo é instalado em canaleta fechada exposta ao sol com 0,5 m de largura e 0,5 m de profundidade e a distância a qualquer superfície adjacente deve ser no mínimo 0,3 vez o diâmetro externo do cabo, para cabo tripolar.

4. D

No método D, o cabo é instalado em canaleta fechada exposta ao sol com 0,5 m de largura e 0,5 m de profundidade e a distância a qualquer superfície adjacente deve ser no mínimo 0,5 vez o diâmetro externo do cabo, para cabo unipolar.

5. E

No método E, o cabo é instalado em um eletroduto não condutor e a distância a qualquer superfície adjacente deve ser no mínimo 0,3 vez o diâmetro externo do eletroduto, sem levar em consideração o efeito da radiação solar direta.

6. F1

No método F1, os cabos são instalados em um eletroduto não condutor, no solo de resistividade térmica de 2,5K.m/W, a uma profundidade de 0,9 m.

7. F2

No método F2, no caso de bancos de dutos, devem ser dimensionados 0,3 m de largura e 0,3 m de altura. Com resistividade térmica de 1,2K.m/W.

8. G1

No método G1, os cabos unipolares são instalados cada em um eletroduto não condutor, com espaçamento entre as superfícies externas do eletroduto adjacente em uma vez o diâmetro externo do eletroduto, no solo de resistividade térmica de 2,5 K.m/W, a uma profundidade de 0,9 m.

9. G2

No método G2, os cabos unipolares são instalados cada um em eletroduto não condutor em banco de duto, com espaçamento entre as superfícies externas do eletroduto adjacente em uma vez o diâmetro externo do eletroduto, no solo de resistividade térmica de 2,5 K.m/W, a uma profundidade de 0,9 m, considerando o banco de largura de 0,48 m e altura de 0,48 m, com 4 dutos, e com resistividade de 1,2 K.m/W.

10. H

No método H, o cabo é instalado diretamente no solo de resistividade térmica 2,5K.m/W, a uma profundidade de 0,9 m.

11. I

No método I, o cabo é instalado diretamente no solo de resistividade térmica de 2,5 K.m/W, a uma profundidade de 0,9 m, e o espaçamento entre as superfícies dos cabos unipolares deve ser no mínimo igual ao diâmetro externo do cabo.

Conclusão

Essa são todas as configurações de linhas de média tensão disponibilizadas pela ABNT 14039, fica a critério do projetista escolher qual o tipo de linha adotar levando em consideração para a escolha o nível de tensão, características do ambiente, poluições visuais… Deixe nos comentários quais critérios foram utilizados na escolha da linha escolhida!

Por: Mesh Engenharia

📰 Não pare sua leitura por aí: Você também pode encontrar outras dicas no nosso blog, clique aqui e boa leitura!

⚡ Materiais Gratuitos! Aqui você encontrará os melhores materiais sobre Projetos de Subestação e Estudos de Proteção para otimizar seu tempo. Clique aqui para fazer o download.

O equipamento medidor de fator de potência é um equipamento utilizado para realizar a medição

Ler Mais

A sigla SMF significa sistema de medição de faturamento, este sistema faz a medição da

Ler Mais

Nós da Mesh Engenharia acreditamos que isso é um mito. Mesmo com as cabines blindadas

Ler Mais

Nossas Redes Sociais:

Não perca nenhum artigo!

Faça seu cadastro e receba as novidades da Mesh Engenharia em primeira mão!

Marketing por