A função direcional de potência (32) é utilizada para limitar a injeção de potência em determinada direção. Essa proteção é comumente vista em relés aplicados em instalações que tenham geração própria. No sistema elétrico de potência existem basicamente 03 tipos de potência:
– Potência Ativa (32P)
– Potência Reativa(32Q)
– Potência Aparente(32S)
Pelo fato da sua grandeza de referência ser a potência, deve-se realizar a medição indireta dessa grandeza através dos sinais de corrente e tensão, utilizando transformadores de corrente e potencial para fazer a aquisição desses sinais para que o relé de proteção consiga calcular todas as potências envolvidas.
Os relés de proteção conseguem trabalhar com base em uma dessas potências, sendo a mais comum de ser utilizada a potência ativa(32P). Essa função de proteção tem características de tempo definido onde se ajusta o valor de partida e o tempo de atuação da proteção.
Em instalações onde se tenha micro e minigeração distribuída você deve ajustar essa proteção de forma a permitir a injeção / exportação de potência para a rede da concessionária. Portanto a partida deve ser calculada com base na potência nominal, utilizando um percentual acima.
O valor de k normalmente varia nesses casos de:
O tempo de atuação aplicado também varia bastante de acordo com a concessionária conectada, sendo visto tempos de 0,5 até 15 segundos.
Além disso, em casos onde se tenha geradores síncronos, é muito importante aplicar a função de anti-motorização no equipamento. Essa função é basicamente uma função direcional de potência, que atua no sentido da rede para o gerador, de forma a evitar que o gerador consuma potência da rede podendo levar por exemplo ao sobreaquecimento do rotor e danos mecânicos e térmicos ao equipamento.
Essa função também é aplicado em casos onde se tenha geração sem exportação de potência para a rede da concessionária, de forma que qualquer parcela de potência transferida da geração própria do cliente para a rede levará a atuação da proteção. É muito comum esse tipo de sistema onde a instalação tem geração em rampa no horário de ponta e minigeração distribuída na modalidade Autoprodutor.
O valor de k normalmente varia nesses casos de:
O tempo de atuação aplicado também varia bastante de acordo com a concessionária conectada, sendo visto tempos de 0,5 até 15 segundos.
CONCLUSÃO
Essa função de proteção é utilizada para limitar a injeção de potência em um ponto com o intuito de proteger determinado equipamento, na maioria das vezes geradores, ou até mesmo realizar um controle de demanda ou potência.
Por: Mesh Engenharia
Esperamos que esses conteúdo tenha sido valioso para você. Você também pode encontrar outras dicas no nosso blog, confira!