A chave seccionadora realiza as seguintes funções no sistema elétrico de potência:
- Isolação visual entre terminal fonte e carga
- Transferência de circuitos/alimentadores
- By-Pass de Equipamentos.
Esse equipamento deve ser dimensionado seguindo os critérios e requisitos definidos inicialmente no projeto, que estão fortemente ligados ao arranjo de barras da subestação e sistema de proteção e controle que será implementado. As chaves seccionadoras de AT possuem algumas diferenças em relação a de média tensão, com relação ao comando podemos citar:
- Possui comando dedicado devido a motorização
- Possui diferentes contatos auxiliares para controle
Dentro desse contexto no momento da especificação temos que definir a quantidade de contatos e quais os tipos de funcionamento dele, conforme definido abaixo:
Conforme o gráfico acima podemos perceber que temos basicamente 2 tipos de contatos, NA e NF que possuem funcionalidades diferentes.
Contatos “b” e “a”: Esse tipo de contato é utilizado para fazer a indicação de status do equipamento.
O “b” – Indicação de chave seccionadora fechada
O “a” – Indicação de chave seccionadora aberta
Os contatos “FA” e “FF” são utilizados para funções especificas de controle e comando como por exemplo acionamento da motorização, lógicas e intertravamentos de segurança com o disjuntor, sendo utilizado por exemplo para dar trip no disjuntor em caso de abertura inadvertida com carga.
Como vimos os contatos auxiliares da chave seccionadora desempenha papel importantíssimo no comando da subestação, portanto deve ser dimensionado com atenção o número de cada tipo de contato será necessário para implementação do sistema de proteção e controle.
Por: Mesh Engenharia
Esperamos que esses conteúdo tenha sido valioso para você. Você também pode encontrar outras dicas no nosso blog, confira!
📢 Hoje acontece o início do nosso Evento SE-PRO, às 20:00 horas, e você não pode ficar de fora sem aproveitar todo o conteúdo que preparamos! Clique aqui e garanta sua vaga!
Até a próxima!