A planta de localização e situação são itens obrigatórios em projetos de subestação e projetos de Usinas fotovoltaicas a serem apresentados para a concessionária na intenção de homologar a documentação do acessante. Esse artigo tem o objetivo de listar boas práticas ao elaborar a planta de localização e situação.
Planta de Localização x Planta de Situação
Muitas pessoas acreditam que essas duas plantas tem a mesma função e a resposta é NÃO. A depender do tamanho do terreno, pode ser que seja feito a planta de localização e situação em um mesmo corte, vai depender de cada caso. Mas em síntese a função da planta de localização é identificar a posição dentro da propriedade do cliente de uma determinada edificação (subestação, usina, transformador, etc.). Já a planta de situação tem como objetivo identificar as divisas do cliente e ajudar na identificação e acesso da propriedade do cliente.
Planta de Localização e Situação para Subestação de Entrada
A planta de localização e situação para subestações de entrada devem ser feitas de forma simplificada com a clareza do seu principal objetivo. Sendo assim, não é recomendado ficar poluindo o desenho com nada que venha do projeto arquitetônico, apenas demarcar as áreas e pontos de interesse.
É muito importante você ter em mente o que você deve demarcar na sua planta de localização:
- Divisas da propriedade do cliente
- Demarcação da instalação principal (mais por questões de estética)
- Poste de derivação da rede da concessionária
- Subestação de Entrada do cliente
- Rosa dos ventos
Uma boa prática é colocar as coordenadas geográficas desses pontos cruciais. Isso pode ser obtido facilmente através do software Google Earth que pode ser baixado de forma gratuita e é uma ferramenta sensacional para elaboração da planta de situação e localização para o seu projeto. Para fazer a situação deve-se colocar as ruas ao redor das divisas do cliente para que seja possível identificar de forma mais fácil os limites e fronteiras da propriedade.
Planta de Localização e Situação para Usinas Fotovoltaicas
A planta de localização e situação de usinas fotovoltaicas devem ser elaboradas de forma a delimitar a área da propriedade daquele acessante e a localização e posicionamento de edificações importantes e pertinentes como subestação, transformadores de acoplamento, QGBT, etc.
É muito importante você destacar alguns pontos na sua planta de localização e situação da Usina:
- Divisas da propriedade do cliente
- Estradas de Acesso no Contorno da Propriedade
- Área ocupada pelos arranjos dos módulos fotovoltaicos
- Ponto de Conexão com Coordenadas Geográficas
- Subestação de Entrada
- Subestação de Acoplamento (Transformadores)
- Localização do QGBT da Usina
Para esse tipo de projeto é muito importante você demarcar as coordenadas geográficas corretamente para que na hora de se fazer o helioscope tenha a demarcação correta de cada edificação.
DICA DE OURO
Uma dica bem interessante e que utilizamos recorrentemente nos nossos projetos é a adoção da escala de 1:1000 para plantas de localização e situação, pois dessa forma você já consegue medir de forma direta a área da de alguma edificação ou parte dentro da sua planta. Isso considerando que o desenho está sendo feito em mm.
Por: Mesh Engenharia
Esperamos que esses conteúdo tenha sido valioso para você. Você também pode encontrar outras dicas no nosso blog, confira!
📅 Nos dias 7 a 9 de fevereiro acontecerá o Evento SE-PRO, que será 100% gratuito, on-line e ao vivo! Clique aqui e faça sua inscrição.
Até a próxima!