Disjuntores BT, MT e AT – Diferenças e semelhanças

Os disjuntores são equipamentos responsáveis por fazer o estabelecimento e interrupção de correntes em regime de carga e de falta. Qualquer equipamento conectado à rede elétrica independentemente do nível de tensão deve possuir esquema de proteção e o disjuntor é peça fundamental. No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre os disjuntores aplicados para cada um dos níveis de tensão. 

Disjuntores BT  

Para os disjuntores de BT temos basicamente 03 tipos:

– Disjuntores Din – Disjuntores termomagnéticos que possuem faixa de operação fixa utilizado para proteção de sobrecarga e curto-circuito de condutores em baixa tensão. Pode ser do tipo mono, bi ou tripolar com correntes de até 125A instalados em até 440Vca.

Disjuntores Din

– Disjuntores Caixa Moldada: Também possuem elemento termomagnético assim como o disjuntor Din e possui faixa de operação ajustável na maioria das vezes utilizado para proteção de sobrecarga e curto-circuito. Esse tipo de disjuntor já é utilizado em sistemas que possuem correntes mais elevadas, podendo chegar até 630A, portanto são mais robustos que os disjuntores DIN.

Disjuntores Caixa Moldada

– Disjuntores Caixa Aberta: Disjuntores que possuem relé eletrônico embarcado para realizar a proteção do circuito contra diversas anomalias do sistema elétrico, como curto-circuito, subtensão/sobretensão, etc. Esse equipamento é bastante robusto e utilizado para aplicações onde se deseja uma alta confiabilidade da proteção e possui correntes bem elevadas, podendo chegar até 6300A.

Disjuntores Caixa Aberta

Disjuntores MT 

Os disjuntores de média tensão possuem a mesma filosofia básica de operação dos disjuntores de BT de caixa aberta. Esse equipamento necessita de um dispositivo externo capaz de realizar seu acionamento para que ele interrompa ou estabeleça a corrente no sistema.

Disjuntores MT

O disjuntor de média tensão sem um dispositivo eletrônico capaz de dar um comando funciona basicamente como uma chave, pois diferentemente dos disjuntores de baixa tensão ele não possui elemento termomagnético. Além disso, os disjuntores de média tensão possuem dimensões maiores para haver suportabilidade dielétrica suficiente para comportar as tensões mais elevadas que podem chegar até 36,2kV.

Disjuntores AT

Os disjuntores de alta tensão possuem os mesmos princípios do de média tensão. Diferentemente dos disjuntores de média tensão esses disjuntores possuem abertura e fechamento na maioria das vezes monopolar, sendo realizado o acionamento de cada uma das fases de forma individual.

Disjuntores AT

Assim como foi dito para os disjuntores de média tensão, para esse equipamento é necessário maiores distâncias de isolamento entre os polos devido as tensões elevadas. Normalmente esses disjuntores possuem ainda 02 bobinas de abertura e fechamento para questões de redundância da proteção e confiabilidade do sistema.

Por: Mesh Engenharia

Fala para gente sobre qual disjuntor você gostaria de um conteúdo dedicado. 

Esperamos que esses conteúdo tenha sido valioso para você. Você também pode encontrar outras dicas no nosso blog, confira!  

⚡ Nos dias 7 a 9 de fevereiro acontecerá o Evento SE-PRO, que será 100% gratuito, on-line e ao vivo! Clique aqui e faça sua inscrição.

Até a próxima!

O equipamento medidor de fator de potência é um equipamento utilizado para realizar a medição

Ler Mais

A sigla SMF significa sistema de medição de faturamento, este sistema faz a medição da

Ler Mais

Nós da Mesh Engenharia acreditamos que isso é um mito. Mesmo com as cabines blindadas

Ler Mais

Nossas Redes Sociais:

Não perca nenhum artigo!

Faça seu cadastro e receba as novidades da Mesh Engenharia em primeira mão!

Marketing por