Conexões Relé e Disjuntor

Muitas pessoas chegam tem dúvidas relacionado a conexões a serem feitas no relé de proteção e disjuntor de média tensão. No artigo de hoje vamos mostrar um pouco das ligações realizadas no relé de proteção e também no disjuntor, destacando sua principal função. Para ter como exemplo, iremos utilizar o relé da Siemens Reyrolle e o Disjuntor da Linha Sion, porém a filosofia empregada aqui se estende a outros modelos sendo sempre recomendado a leitura e interpretação dos manuais do fabricante.

Relé de Proteção

De forma básica, deve ser realizado minimante as seguintes conexões no relé de proteção:

  • Leitura de Corrente do sistema
  • Verificar se houve alguma falta ou defeito
  • Mandar sinal de abertura (Trip) para o disjuntor

Para que isso aconteça, devemos fazer determinadas ligações no relé de proteção. Vamos destacar aqui cada uma das conexões listadas acima.

Leitura de Corrente 

A medição de corrente é feito pelos TC’s que se encontram lá no cubículo de proteção. Os cabos secundários são encaminhados de lá até o painel de proteção onde será conectado no relé da seguinte forma:

Esse fechamento o TC está fechado em estrela e temos uma ligação no qual chamamos residual, no qual a corrente que chega no sensor de neutro é originada pelo desequilíbrio das correntes nas outras fases do secundário do TC. Pode haver ainda um TC toroidal independente onde seu secundário é conectado no sensor de neutro.

Para essas conexões é comumente utilizado cabos de 4mm² com terminal do tipo olhal ou garfo, a depender do relé de proteção.

Alimentação do Relé de Proteção.

 A alimentação do relé pode ser feito em tensão alternada ou contínua. Fato é que na parte traseira do relé haverá dois terminais normalmente que deverão vir do nobreak ou do banco de baterias.

É comum utilizar cabo de 2,5mm² com as cores vermelha e preta. O tipo de terminal que será utilizado depende do relé, sendo o mais utilizado do tipo garfo ou agulha.

Sinal de Trip no Disjuntor  

Diferentemente dos itens anteriores, os cabos de trip eles irão sair do relé de proteção e irão até o disjuntor para conexão na bobina de abertura. Normalmente o que acontece é que, como se tem mais uma saída ou dispositivo que manda abertura para o disjuntor, esses são colocados em paralelo e manda-se apenas dois cabos para conectar na bobina.

Demais Ligações  

Existe outras funcionalidades que podem ser empregadas tanto no relé quanto no disjuntor, que irá ser necessário realizar novas ligações e conexões nos equipamentos. Iremos ressaltar aqui de uma forma geral mais alguns que são comumente vistos no nosso dia a dia.

– Contatos Auxiliares do Disjuntor: Esses contatos são eletromecanicamente intertravados com os contatos principais do disjuntor e são utilizados na maioria das vezes para realizar indicação visual de posição do disjuntor, indicação para o relé da posição do disjuntor, função 50BF e outros intertravamentos. 

– Bobina de Fechamento: A bobina de fechamento segue a mesma lógica da bobina de abertura, e pode ser aplicada em alguns disjuntores desde que tenha sido especificado pelo projetista.

– Cabos de Tensão no Relé de Proteção – Esses cabos vêm do secundário dos TP’s instalados no cubículo de medição. A conexão desse circuito é feito com cabo de 2,5mm² na cor preta e verde utilizando terminais do tipo agulha ou faca.

TENHA ATENÇÃO

Lembre-se sempre de realizar a montagem do painel e das ligações no disjuntor de forma segura, assegurando os seguintes pontos:

– O painel de proteção estará desenergizado

– O disjuntor está na posição aberto com a mola descarregada

– Não deixar o secundário do TC aberto com o sistema primário energizado.

– Realizar boas conexões e sempre utilizar terminais apropriado de acordo com o relé de proteção

– Faça testes e comissione o sistema de proteção para garantir que ele está funcionando como o esperado.

Essas e outras questões são fundamentais para que o sistema de proteção opere da forma correta. É importante um planejamento adequado e que você sempre consulte o fabricante para qualquer dúvida que tiver no momento de uma intervenção em dos seus equipamentos.

Por: Mesh Engenharia

Esperamos que esses conteúdo tenha sido valioso para você. Você também pode encontrar outras dicas no nosso blog, confira!  

⚡ Nos dias 7 a 9 de fevereiro acontecerá o Evento SE-PRO, que será 100% gratuito, on-line e ao vivo! Clique aqui e inscreva-se.

Até a próxima!

O equipamento medidor de fator de potência é um equipamento utilizado para realizar a medição

Ler Mais

A sigla SMF significa sistema de medição de faturamento, este sistema faz a medição da

Ler Mais

Nós da Mesh Engenharia acreditamos que isso é um mito. Mesmo com as cabines blindadas

Ler Mais

Nossas Redes Sociais:

Não perca nenhum artigo!

Faça seu cadastro e receba as novidades da Mesh Engenharia em primeira mão!

Marketing por