Proteção de Reatores em Derivação

Os reatores de potência são equipamentos que possui características construtivas bem similar ao transformador de potência, porém apresenta apenas um único enrolamento com carga constante, ou seja, quando no circuito ele trabalha em regime nominal.

Esse equipamento é normalmente utilizado em sistemas de transmissão e distribuição de energia com o objetivo de realizar as seguintes funções para o sistema:

– Reduzir o Efeito Ferranti da Linha

– Controle de Tensão do sistema elétrico

– Compensação Reativa

– Reduzir Sobretensões causados por manobra de equipamentos

Reatores de núcleo de ar ainda pode ser utilizado em sistemas industriais na composição de filtros harmônicos e para realizar o aterramento do neutro da estrela em transformadores e grandes geradores. Normalmente não se aplica proteção individual para esses reatores, sendo assim será focada aqui a proteção de reatores de potência em derivação.

Esse equipamento está sujeito a falhas e é fundamental que a proteção atue o mais rápido possível. O sistema de proteção deve ser dimensionado para realizar a proteção contra curtos-circuitos externos, curtos-circuitos internos, sobretensões acima da capacidade do equipamento e problemas no óleo isolante.

Como já mencionado esse equipamento é bem parecido com os transformadores de potência, e possui também proteções intrínsecas para monitorar variáveis como temperatura, pressão e nível de óleo. Normalmente adota-se as seguintes proteções:

  • Função 26 – Temperatura
  • Função 63 – Relé de Gás Buchholz
  • Função 63 – Nível de Óleo
  • Função 45 – Válvula de Pressão

Além das proteções intrínsecas temos também a utilização de proteções elétricas, sendo as mais comumente adotadas:

  • Função 51/50 – Sobrecorrente Temporizada e Instantânea de Fase
  • Função 51N/50N/51G/50G – Sobrecorrente Temporizada e Instantânea de Neutro
  • Função 59 – Sobretensão 
  • Função 87 – Sobrecorrente Diferencial

Função 51/50: Essas proteções tem objetivo de proteger o reator contra curtos-circuitos externos nas buchas do equipamento e altas correntes passantes no equipamento.

Função 51N/50N: Essas proteções tem o objetivo de proteger o reator contra curtos-circuitos monofásicos e altas correntes de desequilíbrio presente no neutro do equipamento. Em casos de reatores que possuam resistência de aterramento, você dimensiona o ajuste da função de sobrecorrente de terra com base no valor de corrente limitada pelo resistor.

Função 59: Essa proteção tem o objetivo de proteger o equipamento contra sobretensões causadas por manobras.

Função 87: Essa proteção tem o objetivo de proteger o equipamento contra faltas internas no enrolamento do reator. Essa função é interessante de se destacar pois ela funciona de forma muito mais simples que a do transformador de potência. Como esse equipamento é composto de apenas um enrolamento, muitos inconvenientes que você tem no transformador você não terá no reator como por exemplo: 

  • Correntes com Magnitudes Diferentes
  • Defasamento Angular entre as correntes
  • Componentes de Sequência Zero.

Essa proteção possui ótima sensibilidade e atua para uma falta especifica dentro da zona dos transformadores de corrente.

Conclusão

O reator é um equipamento fundamental para operação do sistema elétrico como um todo. A indisponibilidade de um reator pode trazer grandes contingências para o SEP pois pode fazer com que não seja possível deixar uma linha energizada devido ao Efeito Ferranti por exemplo. Sendo assim, é fundamental que se dimensione as funções de proteção listada aqui para garantir que caso ocorra alguma falta ou defeito a proteção atue de forma adequada antes que cause algum tipo de dano ao equipamento.

Por: Mesh Engenharia

Esperamos que esses conteúdo tenha sido valioso para você. Você também pode encontrar outras dicas no nosso blog, confira!  

⚡ Nos dias 7 a 9 de fevereiro acontecerá o Evento SE-PRO, que será 100% gratuito, on-line e ao vivo! Clique aqui e inscreva-se.

Até a próxima!

O equipamento medidor de fator de potência é um equipamento utilizado para realizar a medição

Ler Mais

A sigla SMF significa sistema de medição de faturamento, este sistema faz a medição da

Ler Mais

Nós da Mesh Engenharia acreditamos que isso é um mito. Mesmo com as cabines blindadas

Ler Mais

Nossas Redes Sociais:

Não perca nenhum artigo!

Faça seu cadastro e receba as novidades da Mesh Engenharia em primeira mão!

Marketing por