A sigla SMF significa sistema de medição de faturamento, este sistema faz a medição da energia do cliente interligando as informações com a concessionária e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.
Este sistema é necessário para que o cliente migre do regime de consumidor convencional para o mercado livre de energia. O SMF é regido pela ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrica), porém algumas concessionárias apresentam algumas diretrizes e padronizações próprias. Neste artigo vamos focar na normatização do projeto de SMF da ONS. O que deve ser apresentado, em termos de documentação, em um projeto de SMF?
Segundo a ONS, o projeto deve ter os seguintes itens:
- Diagrama unifilar do sistema que o SMF será instalado (deverá mostrar a posição dos TI e sua ligação com os instrumentos de medição e suas características);
- Diagrama trifilar mostrando a ligação entre os TI com os painéis (ou cubículos de medidores);
- Desenho dos painéis (ou cubículos de medidores);
- Descritivo do sistema de medição (contém principais características do empreendimento e do acessante e critérios e premissas adotadas;
- Memorial de cálculo do dimensionamento do cabeamento secundário dos TI (este deve informações do acessante, características dos equipamentos, bitola e comprimentos dos condutores, carga dos circuitos, queda de tensão nos circuitos de potencial e resumo dos valores calculados;
- Parecer de localização do ponto de medição emitido pelo CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica);
- Esquemático da alimentação do painel de medição de faturamento, podendo ser através de alimentação CC (banco de baterias) ou CA ininterrupta com dispositivo de transferência (em caso de falta), para a tensão secundária do circuito medido ou outra alimentação CC/CA da instalação. No caso de utilização de no-break, sua autonomia fica a critério do agente.
Após a elaboração do projeto, em caso de consumidor livre, deve-se sujeitar o projeto à pré-aprovação na ONS. Caso haja adequações a serem realizadas, o agente responsável pelo SMF ajusta o projeto conforme solicitação e o reenvia para aprovação do ONS. A ONS aprova o projeto do SMF e registra a aprovação no sistema computacional específico da CCEE quando não houver pendências.
Referências Bibliográficas
Submódulo 7.11 – Implantação do Sistema de Medição para Faturamento (ONS)
Confira as últimas notícias no blog da Mesh Engenharia e nos siga nas redes sociais para receber conteúdos sobre Estudos de Proteção e Projetos em Subestações.
Blog | Youtube | Instagram | Facebook | Linkedin
Até a próxima edição!
Equipe Mesh Engenharia