O relé 14139TU da Pextron é bastante utilizado em cabines primárias onde é exigido proteções de tensão e corrente. No artigo de hoje vamos mostrar como ajustar a proteção e configurar a proteção de religamento por tensão(79V) presente nesse relé, bem como as implicações práticas no comando da subestação. Todas as recomendações aqui descritas serão feitas com base no manual do equipamento e software do relé.
Função de Religamento por Tensão (79V)
Uma função de religamento no sistema de proteção tem o objetivo de realizar uma tentativa de fechamento do disjuntor quando houver a atuação de uma proteção especifica. Deve ser implementado essa proteção seguindo uma série de requisitos que garanta que a operação não trará risco para os equipamentos instalados e pessoas e animais próximos ao local. No caso especifico desse relé, essa função já vem implementada para ser utilizada quando houver a atuação das funções de subtensão (27) ou subfrequência(81U).
Esse relé possui internamente instalado sobre sua placa alguns dip’s switches onde você consegue habilitar ou bloquear algumas funções no relé. É importante verificar que a chave CH1 está em ON e a CH2 em off para habilitar as proteções de tensão e o religamento para a atuação da subtensão (27).
Ao habilitar essa função no parâmetro F24 do software, o usuário conseguirá parametrizar e configurar essa proteção.
Além de habilitar o funcionamento dessa função, deve-se informar também qual o tempo para tentativa de religamento após a verificação do retorno da tensão, no parâmetro F25.
Esse relé funciona de forma cíclica, de forma que o relé fará a tentativa de rearme no tempo ajustável, somente se for verificado que houve o retorno da tensão, conforme podemos ver no fluxograma a seguir.
Vale destacar que se a tensão não voltar e autonomia do Nobreak passar, o desligamento do relé irá encerrar o ciclo de religamento do disjuntor. Além disso, o relé deve ler o status do disjuntor para que o relé consiga verificar se o fechamento foi feito com sucesso, pois é o status do DJ fechado que desarma a saída binária da função de religamento 79V. O relé possui um LED para essa função em sua parte frontal, que possui os seguintes estágios de funcionamento:
– Durante a contagem do tempo de rearme, o led fica piscando;
– Após o religamento o LED acende completamente;
– Piscagem com frequência maior indica que o religamento foi interrompido.
É muito importante ao realizar uma função de religamento que exista formas de se bloquear essa função para algumas situações. Nesse relé em especifico existe 2 bloqueios principais, que podem ser realizados através de binárias de entradas especificas para bloqueio do rearme automático dessa função.
Diagrama de Ligação do Relé
Para atender a solicitação acima deve-se fazer a ligação do comando de tal forma que se conecte as saídas e entradas de maneira adequada para o correto funcionamento dessa e outras funções de proteção, vide exemplo abaixo:
Esse relé já tem incorporado um trip capacitivo de forma que não há necessidade de chegar com tensão nos contatos de TRIP que alimentam a bobina de abertura. Deve-se tomar cuidado com essa ligação para não queimar o relé e seguir as recomendações feitas pelo fabricante.
Conclusão
Essa função deve ser utilizada somente em casos específicos onde a concessionária permita sua implementação, observando-se ainda os critérios e requisitos descritos em norma. Além disso uma leitura completa do manual se faz necessário para garantir que todos os requisitos do fabricante e do projeto especifico estão sendo atendidos.
Referências Bibliográficas:
Manual de 14139TU – Pextron
Confira as últimas notícias no blog da Mesh Engenharia e nos siga nas redes sociais para receber conteúdos sobre Estudos de Proteção e Projetos em Subestações.
Blog | Youtube | Instagram | Facebook | Linkedin
Até a próxima edição!
Equipe Mesh Engenharia