Construtivamente no regulador de tensão, temos 3(três) buchas. A bucha S onde recebe o condutor da fonte, bucha L é a bucha que alimenta a carga e a bucha SL fonte-carga.
Na foto a baixo podemos observar um esquema simplificado da ligação monofásica do religador. Observamos o regulador sendo alimentado pela bucha S e a bucha L seguindo para a carga, e a bucha SL fecha o circuito conectando-se ao neutro do sistema, importante notar que entre as buchas L e SL temos a bobina paralela. Temos que destacar que para a proteção dos reguladores há para-raios de cada lado da linha e o equipamento deve ser aterrado através do conector de aterramento.
Em sistemas trifásicos é muito comum em vez de instalar um regulador trifásico a gente encontrar a instalação de 3(três) reguladores, um para cada fase. A ligação é a mesma da ligação monofásica, visto que são três reguladores monofásicos fazendo o papel de um regulador trifásico. Ao contrário da ligação monofásica a bucha SL não será mais conectada no neutro, ela será conectada em outra fase, diferente da fase de alimentação do equipamento, neste caso de circuito trifásico a 3(três) fios temos um fechamento em triângulo. Deve-se ter cuidado para que não conecte duas buchas SL na mesma fase.
Temos também o caso de um sistema trifásico a quatro fios mostrado no esquemático da figura abaixo, nesta configuração temos uma ligação em estrela com neutro multiaterrado, ou seja, a bucha S é conectada no lado da fonte sendo alimentada, a bucha L é segue no lado da carga, até o momento é igual as demais ligações já citadas neste artigo, a diferença da ligação acontece na bucha SL, onde fazemos a interligação das três buchas (uma de cada regulador) e este ponte conecta-se ao condutor de neutro do sistema que por sua vez deve ser aterrado. A proteção do sistema é feita através de chaves seccionadoras entre as fases e as buchas e os para-raios que são conectados de ambos os lados, tanto no lado da fonte quanto no lado da carga conforme mostra a figura abaixo.
Ao fazer as ligações deve-se tomar alguns cuidados. Destaco dois importantes pontos: o primeiro é que não se deve fazer a ligação em estrela quando temos três reguladores conectados no circuito trifásico a 3(três) fios com neutro aterrado somente na subestação, esta restrição ocorre devido ao deslocamento do ponto neutro em função de cargas monofásicas. O segundo ponto se refere a restrição de não poder realizar uma ligação de três reguladores monofásicos em delta fechado conectados no circuito trifásico a 4(quatro) fios cujo sistema apresente cargas monofásicas conectadas entre fase e neutro.
O religador desempenha uma função fundamental no sistema, principalmente para as concessionaria que devem garantir uma qualidade mínima da energia para seus consumidores, com isso a ligação deve ser feita de forma correta na rede e com certos cuidados citados neste artigo, caso as ligações sejam feitas de forma errônea pode ocasionar problemas na rede e a entrega de má qualidade da energia gerando potenciais perdas econômicas.
Referências Bibliográficas:
Livro: Manual de Equipamentos Elétricos, João Mamede Filho.
Equipe Mesh Engenharia,
Newsletter Mesh Engenharia: no Linkedin ou no seu e-mail! 💌
E aí, gostou do conteúdo?
Então assine a newsletter e receber uma notificação aqui no Linkedin quando publicarmos a próxima edição. Mas, se você preferir receber um e-mail com a próxima edição da news, é só se cadastrar aqui!
Siga também a Mesh Engenharia em outras redes sociais: Instagram | Facebook
Um abraço e até a próxima