Função 32 no 7SR5111

A função 32 (direcional de potência) é utilizada para limitar passagem da potência ativa, reativa ou aparente em uma dada direção e sentido. Essa função pode ser utilizada com o objetivo de limitar a injeção de geradores no sistema, evitar motorização de geradores, evitar injeção de potência na rede da concessionária em alguns casos dentre outros. No artigo iremos mostrar como configurar esta função no relé Siemens Reyrolle 7SR5111. 

Ajuste da função de 32 no 7SR5111

Esta função pode ser utilizada como sub ou sobrepotência, podendo ser realizada o monitoramento da potência aparente (S), ativa (P) ou reativa (Q) em apenas 1 fase (monofásica) ou nas 3 fases (trifásico).

ART181 | Imagem 01

Para ajustar a função 32 no relé da Siemens 7SR5111 é necessário ajustar antes as informações referentes ao transformador de corrente (CT1/2/3) e transformadores de potencial (VT1/2/3).

ART181 | Imagem 02
ART181 | Tabela 01

Através destes parâmetros iremos definir a potência nominal (Snom) do sistema que pode ser calculada com base na tensão secundária fase-terra ou fase-fase e na corrente secundária que pode ser 1A ou 5A, possuindo 2 formulas: 

  • VT1/2/3 com tensão fase-terra

                        Snom = 3 ∗ VnomFT ∗ CTnom 

  • VT1/2/3 com tensão fase-fase

                        Snom = √3 ∗ VnomFF ∗ CTnom 

Conforme mencionado precisamos definir alguns parâmetros para os transformadores de instrumentos, que se encontra nos seguintes campos:

ART181 | Imagem 03
ART181 | Tabela 02

O ajuste da potência será obtido realizando a equação a seguir:

ART181 | Fórmula 02

O ajuste +ve /+ve segue a convenção da IEC para direcionalidade de potência que será utilizado como base para a direcionalidade da função 32:

ART181 | Imagem 04

As configurações da função 32 no relé pode ser ajustado no software Reydisp 2

ART181 | Imagem 06

Diagrama lógico da função 32 no 7SR5111

O diagrama lógico da função 32 no 7SR511 possuí 3 grandes blocos lógicos que são de habilitação da função 32, ajustes e configurações da saída. 

1.    Habilitação da função 32 A habilitação da função é feito pelo usuário através da parte Function Config. Nesse bloco podemos ver ainda as funções que inativam ou desabilitam a função direcional 32 como a 60VTS ( falha do sistema de aquisição de tensão).

ART181 | Imagem 07

2.   Ajustes Após habilitar a função 32 e verificação das funções de supervisão será necessário realizar os ajustes para a função 32 e aquisição dos sinais de tensão e corrente para realizar a comparação com o ajustado.

ART181 | Imagem 08

Os ajustes serão inseridos no software de parametrização com os seguintes parâmetros:

ART181 | Tabela 04

3.    Configurações da saída Após realizar o ajuste da parametrização da função, caso ocorra uma atuação o relé irá encaminhar o sinal de operação para ativar as binárias direcionadas para essa função.

ART181 | Imagem 09

Gostou deste conteúdo? Tem dúvidas sobre o ajuste da função 32 no Siemens Reyrolle 7SR511? Deixe nos comentários!

Equipe Mesh Engenharia,


Newsletter Mesh Engenharia: no Linkedin ou no seu e-mail! 💌

E aí, gostou do conteúdo?

Então assine a newsletter e receber uma notificação aqui no Linkedin quando publicarmos a próxima edição. Mas, se você preferir receber um e-mail com a próxima edição da news, é só se cadastrar aqui!

Siga também a Mesh Engenharia em outras redes sociais: Instagram | Facebook

Um abraço e até a próxima

O equipamento medidor de fator de potência é um equipamento utilizado para realizar a medição

Ler Mais

A sigla SMF significa sistema de medição de faturamento, este sistema faz a medição da

Ler Mais

Nós da Mesh Engenharia acreditamos que isso é um mito. Mesmo com as cabines blindadas

Ler Mais

Nossas Redes Sociais:

Não perca nenhum artigo!

Faça seu cadastro e receba as novidades da Mesh Engenharia em primeira mão!

Marketing por