Os projetos até a década de 60 eram todos feitos à mão quando em uma tese de pós-doutorado do cientista Ivan Sutherland foi criado o Sketchpad, dito como o primeiro software de desenho técnico. Neste software, de certa forma primitivo, funcionava com uma caneta que permitia o usuário desenhar diretamente na máquina. Com o tempo a tecnologia evoluiu de forma exponencial e hoje podemos contar com uma variedade de softwares que facilitam muito nossa vida no momento de fazer um projeto do zero, ou até mesmo em fazer alguma adequação no projeto, seja de elétrica ou qualquer outra área de atuação que dependa de desenhos técnicos.
Temos projetos elaborados em 2D (duas dimensões) e 3D (três dimensões) que nos permite ter uma visualização final e mais real do produto que irá ser gerado. Alguns softwares podemos desenhar tanto em 2D quanto em 3D, em outros desenhamos apenas em 2D e alguns apenas em 3D. Hoje no mercado temos o AUTOCAD, produto da Autodesk como referência de plataforma 2D (apesar deste conseguir realizar projetos também em 3D não é muito utilizado), e como referência no mercado de plataforma 3D temos o REVIT, um software também pertencente a Autodesk. Por ser da mesma empresa ambos possuem uma grande compatibilidade podendo importar os projetos em 2D feitos no AutoCAD para o Revit servindo de base para o 3D (ou plataforma BIM).
A Autodesk não comercializa seus produtos por modelo de licença vitalícia da versão, para utilizar seus softwares se faz necessário uma assinatura onde têm 3 (três) opções de assinatura, no momento da publicação desse artigo e de acordo com o site da Autodesk temos os planos:
O maior concorrente do Revit, software 3D, atualmente e muito utilizado depois do produto da Autodesk é o SketchUp, um produto da Google, onde encontramos em alguns planos a visualização em realidade aumentada em dispositivos móveis e headset de realidade (XR) e podemos também modelar documentos em 2D.
Para utilizar seus softwares se faz necessário uma assinatura onde temos planos para profissionais, para estudantes do ensino superior e para o ensino fundamental e médio que é gratuito, todas as assinaturas pagas são anuais.No momento da publicação desse artigo e de acordo com o site da SketchUp temos os planos:
Como opções ao Autocad temos 3 (três) principais softwares: ZWcad,Bricscad,Gstarcad. Todas estas opções tem o sistema de licença vitalícia por versões, ou seja, paga-se um valor para obter a licença vitalícia da versão comprada e caso necessário é cobrado um novo valor para atualizar e adquirir a versão mais recente os preços das licenças na data de elaboração deste artigo variam de R$3.430,40 a R$6.198,50.
Estas alternativas tem layouts bem semelhantes ao Autocad fazendo com que não tenha perdas consideráveis mantendo a mesma usabilidade para o usuário. Apesar disso temos algumas diferenças entre eles, como os atalhos que podem variar, disposições dos comandos na barra de comandos, etc.
Algumas funcionalidades que temos no Autocad, perdemos aqui nessas opções como os blocos dinâmicos e a compatibilidade entres os softwares.
Todos os softwares aqui citados atendem bem a necessidade de elaboração de projetos 3D e 2D para fins comerciais. Se for de extrema necessidade da utilização da compatibilidade com softwares da Autodesk o mais indicado é adquirir os produtos da mesma, porém caso essa compatibilidade não seja prioridade, os demais softwares serão bem-vindos pela sua semelhança com a referência do mercado e seu menor custo.
Equipe Mesh Engenharia,
Newsletter Mesh Engenharia: no Linkedin ou no seu e-mail! 💌
E aí, gostou do conteúdo?
Então assine a newsletter e receber uma notificação aqui no Linkedin quando publicarmos a próxima edição. Mas, se você preferir receber um e-mail com a próxima edição da news, é só se cadastrar aqui!
Siga também a Mesh Engenharia em outras redes sociais: Instagram | Facebook
Um abraço e até a próxima