Os relés da URP6000/6100 são aplicados em subestações para proteção de diversos equipamentos, principalmente em cabines de entrada para conexão de usinas de Minigeração Distribuída. No artigo de hoje vamos mostrar como ajustar as proteções 51/50 nesse relé utilizando como base o software disponível no site do fabricante.
Ajuste do Transformador de Corrente
Antes de realizar o ajuste das funções de sobrecorrente, temos que informar para o relé qual a relação do TC utilizado. Esse ajuste é feito separadamente para fase e neutro na Aba Geral, como visto na tela abaixo:
Esse relé trabalha com valores em ajustes primários, então porque preciso ajustar o RTC antes? Bom, isso deve ser feito pois a faixa de ajuste das correntes de partida(pick-up) depende do valor de RTC inserido.
Ajuste das Funções 50/51
Esse relé possui 04 Sets de ajustes no qual o projetista pode parametrizar as funções de proteção disponíveis. Nesse exemplo vamos considerar o ajuste feito na aba Set 01. Basicamente esse relé trabalha com um elemento de ajuste (50/51) por Set Group, que é configurado ajustando-se os seguintes parâmetros:
Perceba que temos a separação de 03 curvas distintas para ajuste da função de sobrecorrente:
– Curva de Fase (51):
Normalmente utilizado para configuração da função de sobrecorrente temporizada, seja de tempo inverso ou tempo definido.
– Definido Fase (51):
Primeiro estágio de tempo definido.
– Instantâneo de Fase (50):
Segundo estágio de tempo definido para proteção Instantânea.
É muito importante entender cada um dos parâmetros pedidos para cada uma das funções:
Curva Fase
I > F ip – Ajuste da Corrente de Partida em Valores Primário
I > F curva – Tipo de curva adotada. Esse relé trabalha com curvas convencionais da norma IEC (EI, MI, NI e LI), tempo definido (FLAT), i2T e curvas intermediárias definidas pelo usuário. No manual do fabricante pode-se consultar a equação e constantes para cada uma das funções de proteção:
Quando esse parâmetro é configurado em USER, os valores de constantes ficam habilitados para ajuste das constantes da equação anterior:
I > F dt – Esse parâmetro você configura o dial de tempo (DT) para curvas de tempo inverso ou o tempo de atuação para curvas de tempo definido (FLAT).
– Definido Fase:
I>> F ip : Corrente de Partida em valores primários.
I >> F t: Tempo de atuação do estágio de tempo definido.
– Instantâneo de Fase
I>>> F ip : Corrente de Partida em valores primários.
I >>> F t: Tempo de atuação do estágio de tempo definido.
Criando algumas possibilidades de ajustes
Perceba que sempre que se habilita as funções 51 e 50 devemos configurar os 3 estágios informados. Contudo, nem sempre o ajuste feito no estudo possui essas três unidades, nesse caso que devemos fazer? Bom vamos entender a seguir.
1) Curva com 3 estágios
Para uma curva de proteção com essas características deve-se realizar o ajuste dos 3 elementos de ajustes.
2) Curva com 2 estágios
Para uma curva de proteção com as características acima deve-se realizar o ajuste dos elementos curva de fase e instantâneo de fase. Como o elemento de curva definida de fase não está sendo utilizado, deve-se neutralizar esse estágio ajustando nos seus parâmetros os maiores valores possíveis em cada um dos campos abaixo:
Entenda que ao fazer isso esse elemento ainda existe, porém ele nunca irá operar pois não terá seu pick-up sensibilizado ou porque a curva de interesse atuará primeiro.
Independente da característica da curva de interesse, sempre que a curva possuir 02 estágios, o terceiro estágio deve ser neutralizado ajustando-se os seus parâmetros no maior valor possível. O autor considera como uma boa prática sempre que adotar esse esquema neutralizar a curva Definido de Fase (51) para criação de padronização na parametrização do relé.
Conclusão
Para saber a faixa de valores possíveis de ajustes para cada um dos parâmetros deve-se consultar o manual do fabricante ou verificar essa informação via software de parametrização. Essa informação será fundamental para validar o ajuste a ser feito e verificar os valores a serem adotados para neutralizar um determinado estágio. Para versões mais atuais de firmware do relé você consegue contornar isso habilitando somente estágios que serão utilizados.
Vale ressaltar que sempre que for parametrizar um relé de proteção pela primeira vez é fundamental ler o manual disponibilizado pelo fabricante para entender a especificidade de cada dispositivo.
Gostou deste conteúdo? Deixe suas dúvidas nós comentários!
Equipe Mesh Engenharia