Dicas para Elaboração do Projeto de uma Subestação

O projeto da subestação é um documento elaborado com a finalidade de mostrar a localização, disposição, ligação e características espaciais e construtivas dos equipamentos na subestação. Alguns detalhes são imprescindíveis para aprovação do projeto da subestação de média tensão na concessionária: 

1.    Diagrama unifilar Utilizado para dar uma visão geral das conexões elétricas e mecânicas da disposição dos equipamentos da subestação de uma forma simplificada, possibilitando ter uma visão geral do sistema com pouco detalhamento.

2.    Diagrama trifilar Este tipo de diagrama passa uma visão simplificada das 3 fases do sistema, na média tensão é comumente utilizado para representar o diagrama funcional da subestação, podendo possuir outras aplicações.

3.    Planta de situação e localização Determina as dimensões da propriedade em que será realizado o projeto da subestação em relação as ruas, delimitando o espaço da propriedade do cliente, ponto onde será localizado o ramal de ligação e a distância do ramal de ligação em relação à subestação. Confira no artigo abaixo: ⬇

4.    Plantas da subestação

É o desenho que tem por objetivo realizar a projeção horizontal do arranjo eletromecânico, aterramento, bacia de contenção de líquido isolante da subestação.

5.    Cortes da subestação São vistas projetadas para visualização das partes internas da subestação, utilizando como padrão a norma da NBR – 10067:1987 , com o objetivo de detalhar melhor a parte interna e o arranjo dos equipamentos dentro da subestação.

6.    Legenda É a parte que irá descrever os elementos das plantas e cortes do projeto da subestação de modo que consiga identificar a função de cada um.

7.    Cargas do sistema Deve ser apresentado no projeto o quadro de todas as cargas que serão conectados na subestação, sendo uma das primeiras etapas a serem realizadas no projeto.

8.    Notas de projeto São observações que devem constar no projeto que não conseguem ser identificadas através dos cortes e plantas do projeto, sendo necessário adicionar um texto com informações complementares que devem ser especificadas no projeto. 

ART193 – Figura 1
ART193 – Figura 2
ART193 – Figura 2

Dicas para Elaboração do Projeto da Subestação

Na elaboração do projeto de uma subestação é muito importante espaçar os cortes do projeto da subestação, legenda e descrição do projeto de forma que todos os itens sejam espaçados de forma uniforme no projeto preenchendo os espaços.

Os cortes da subestação devem ser elaborados visando mostrar a posição dos equipamentos internamente na subestação, detalhando melhor como deverá ser montado e disposto naquele local. É importante realizar os cortes da subestação respeitando as escalas originais de modo que consiga fazer uma representação coesa das dimensões reais e especificações descritas encontradas na legenda, notas e memoriais descritivos.

É fundamental realizar a descrição dos equipamentos através de legendas, que devem ser especificadas no projeto. Em projetos que possuam o memorial descritivo da subestação é de extrema importância as informações estarem condizentes com o projeto para evitar reprovações. É importante cotar os equipamentos na mesma escala dos cortes e da planta possibilitando uma identificação precisa do espaçamento interno dos equipamentos da subestação.

Quando houver qualquer alteração em algum corte, diagrama unifilar, planta, legenda, notas e memorial descritivo da subestação deve se atentar em realizar a alteração em todos os itens que tenham correlação com a informação alterada para evitar reprovas na concessionária.

O projeto da subestação deve conter o máximo de informações necessárias para identificação e uma fácil interpretação para execução do projeto, as normas a seguir utilizam alguns padrões para realização dos desenhos técnicos: 

NBR – 6492:1994 – Representação de projetos de arquitetura

NBR – 8196:1994 – Emprego de escalas em desenho técnico

NBR – 8403:1984 – Aplicação de linhas em desenhos

NBR – 10068:1987 – Folha de desenho – Leiaute e dimensões

NBR – 10126:1987 – Cotagem em desenho técnico

NBR – 10582:1988 – Apresentação da folha para desenho técnico

NBR – 10647:1989 – Desenho técnico

NBR – 13142:1994 – Dobramento de cópia de desenho técnico

O projetista deve sempre pesquisar nas normas da concessionária em que será realizado o projeto para especificar e dimensionar todas as exigências listadas em suas normas vigentes.

Conclusão

Desenhos técnicos são muito importantes para elaboração de projetos elétricos e por isso um projetista que possuí uma Biblioteca CAD com uma vasta quantidade de desenhos técnicos diminuí drasticamente o tempo para realizar um projeto de uma subestação, aumentando a eficiência e viabilizando captação de mais projetos! 

Gostou deste conteúdo? Conheça nossa biblioteca CAD gratuita! Clique agora neste link para fazer o download.

Equipe Mesh Engenharia


O equipamento medidor de fator de potência é um equipamento utilizado para realizar a medição

Ler Mais

A sigla SMF significa sistema de medição de faturamento, este sistema faz a medição da

Ler Mais

Nós da Mesh Engenharia acreditamos que isso é um mito. Mesmo com as cabines blindadas

Ler Mais

Nossas Redes Sociais:

Não perca nenhum artigo!

Faça seu cadastro e receba as novidades da Mesh Engenharia em primeira mão!

Marketing por