Como ajustar 50/51 no Reyrolle 7SR10

Os relés da linha 7SR10 da Siemens são aplicados para proteção de diversos equipamentos no sistema elétrico. No artigo de hoje vamos mostrar como ajustar as proteções de sobrecorrente 51/50 nesse relé, tomando como ponto de referência o software Reydisp Evolution 32.

Ajuste do Transformador de Corrente

Antes de ajustar as funções de proteção, devemos informar para o relé qual o transformador de corrente (TC) utilizado.

Para fazer esse ajuste devemos configurar em “CT/VT Config” as informações do transformador de corrente e das entradas utilizadas:

ART191 – Figura 1

Phase Current Input – Define qual a entrada de corrente utilizada no relé de proteção para as correntes de fase. Além disso o valor inserido aqui será adotado como corrente nominal do relé para fins de cálculo das proteções.

Phase CT Ratio Prim – Valor da corrente primária dos TC’s de fase.

Phase CT Ratio Sec – Valor da corrente secundária dos TC’s de fase.

Earth Current Input – Define qual a entrada de corrente utilizada no relé de proteção para a corrente de neutro. Além disso o valor inserido aqui será adotado como corrente nominal do relé para fins de cálculo das proteções.

Earth CT Ratio Prim – Valor da corrente primária dos TC’s de neutro.

Earth CT Ratio Sec – Valor da corrente secundária dos TC’s de neutro.

Phase Rotation – Define a sequência de fase do sistema se horária(A,B,C) ou anti-horária(A,C,B).  

Configurações Preliminares no Relé  

Para fazer os ajustes das funções de sobrecorrente o primeiro passo é habilitar as funções. No caso desse relé na aba “Function Config” são encontradas todas as funções que o relé possui, no nosso caso de interesse “Gn Phase Overcurrent”.  

ART191 – Figura 2

Para realizar o ajuste dessas funções temos que habilitar os elementos que serão utilizados. A depender do relé utilizado você pode ter 02 ou 04 elementos para as funções de sobrecorrente temporizada (51) ou instantânea (50).

ART191 – Figura 3

Para os elementos 51 pode ser configurado a curva desejada, tanto curvas de tempo inverso como curvas de tempo definido, enquanto os elementos 50 somente curvas do tipo tempo definido como veremos a seguir.  

Ajustando as Funções 51/50

Após habilitar as funções devemos ir em “Current Prot’N” – > “Phase Overcurrent” e ajustar as funções para cada um dos elementos habilitados. Para o elemento 51 temos os seguintes parâmetros:

ART191 – Figura 4

Gn 51-1 Element – Habilita ou desabilita o estágio em questão.  

Gn 51-1 Setting – Valor de partida ou pick-up do estágio. Deve ser ajustado como múltiplo da corrente nominal de fase do relé.

Considerando que a corrente de partida é de 45A em valores primários e o TC 100:5 o ajuste a ser inserido será:  

ART191 – Equação 1

Se fizermos os cálculos para valores secundários temos que:  

ART191 – Equação 2

Para obter o valor de ajuste, tanto faz realizar o cálculo em valores primários ou secundários que dará o mesmo resultado, pelo fato de estar em pu.

Gn 51- 1 Char – Curva característica do estágio. Pode ser ajustado as seguintes curvas:

  • DTL – Tempo Definido
  • IEC (NI, VI, EI e LTI)
  • ANSI (MI, VI e EI)  

Gn 51-1 Time Mult (IEC/ANSI) ou Gn 51-1 Delay(DTL) – Informa qual o multiplicador de tempo a depender do tipo de curva. No caso de curvas de tempo inverso do tipo IEC ou ANSI é o equivalente ao dial de tempo. Para a curva de tempo definido será informado o tempo de ajuste da proteção.   

Gn 51-1 Min Operate Time – Tempo mínimo de operação do estágio. Se for para seguir o tempo segundo a curva ajustada, esse parâmetro deve ser ajustado em 0s. Caso ajustado em tempo diferente, mesmo que a curva resulte em um tempo menor, o tempo de atuação será o informado nesse parâmetro. 

Gn 51-1 Follower DTL – Tempo definido adicional que será somado a característica do estágio, ou seja, um atraso intencional na atuação da proteção.

Gn 51-1 Reset – Tempo de desatuação do estágio. Ou seja, após esse elemento atuar, qual será o tempo que ele permanecerá em nível alto, sendo normalmente configurado em 0s.  

No que se refere ao elemento 50, prestamos atenção aos seguintes parâmetros:

ART191 – Figura 5

Gn 50-1 Element – Habilita ou desabilita o estágio em questão.  

Gn 50-1 Setting – Valor de partida ou “pick-up” do estágio. Esse valor é ajustado como múltiplo da corrente nominal de fase do relé, seguindo a mesma abordagem empregada para o parâmetro da função 51.  

Gn 50-1 Delay – Determina o tempo de atuação do estágio.  

Conclusão  

Os relés de proteção da série Reyrolle 7SR10 são notáveis pelo seu software de ajuste de fácil compreensão, permitindo flexibilidade na personalização das configurações de proteção. Contudo, é essencial considerar inclusive os parâmetros menos familiares, a fim de configurar o relé de maneira precisa, em consonância com as estratégias delineadas no estudo de proteção.

Referências Bibliográficas:

– Reyrolle 7SR1104 – Guia de Parametrização Cemig D

Equipe Mesh Engenharia


🔗 Então se inscreva na lista de espera dos TREINAMENTOS Mesh Engenharia e não fique de fora! Clique no link.

🚀 Materiais Gratuitos! Aqui você encontrará os melhores materiais sobre Projetos de Subestação e Estudos de Proteção para otimizar seu tempo. Clique agora neste link para fazer o download. 

O equipamento medidor de fator de potência é um equipamento utilizado para realizar a medição

Ler Mais

A sigla SMF significa sistema de medição de faturamento, este sistema faz a medição da

Ler Mais

Nós da Mesh Engenharia acreditamos que isso é um mito. Mesmo com as cabines blindadas

Ler Mais

Nossas Redes Sociais:

Não perca nenhum artigo!

Faça seu cadastro e receba as novidades da Mesh Engenharia em primeira mão!

Marketing por