Na baixa tensão é muito comum realizar emendas em cabos quando há a necessidade de fazer algum tipo de extensão ou alguma derivação no circuito, já em média tensão não é comum realizar emendas nos cabos uma vez que necessita de profissionais especializados e que se não for realizado com perfeição pode ocorrer descargas parciais internas e em alguns casos mais graves curtos-circuitos monofásicos. Para realização das emendas em cabos de média tensão é necessário saber de todos os componentes internos dos cabos de média tensão e suas funcionalidades.
Cabo de Média Tensão
O cabo de média tensão é constituído por:
- Condutores
É a parte do cabo que permite a passagem da corrente elétrica, geralmente são utilizados cobre e alumínio.
- Isolantes
O isolante deve ser constituído por um dielétrico extrudado, termoplástico ou termofixo, podendo ser EPR, HEPR, EPR 105, XLPE, TR XLPE.
- Blindagens Eletrostáticas
Tem a função de uniformizar, alinhar e confinar o campo elétrico no interior do cabo para não causar diferença de potencial no cabo de média tensão e fornecer um caminho à terra quando ocorrer a perda da isolação do isolante do condutor.
Existem 2 tipos de blindagens no cabo de média tensão que é:
o Blindagem do Condutor
Deve ser não metálica composto por uma camada extrudada de composto semicondutor ou por uma combinação de fita têxtil semicondutora com camada extrudada. é utilizado cobre e a blindagem semicondutora
o Blindagem da Isolação
Possuí uma parte com material não metálico que deve ser aplicado diretamente sobre a isolação de cada condutor e são utilizadas fitas semicondutoras, e/ou por camadas extrudada de composto semicondutor podendo ser ainda possuir revestimento de verniz semicondutor e a parte metálica que geralmente são constituídas de cobre.
Emendas em Cabos de Média Tensão
Depois de entender as principais partes dos cabos de MT, a partir disso um passo a passo precisa ser organizado para uma emenda de qualidade.
- Desencapar a capa do cabo considerando a ponta dos cabos que serão emendados
- Retirar a blindagem da isolação metálica do cabo (ser cuidadoso para não romper a blindagem) e logo após recolher a blindagem condutora para o lado oposto.
- Logo após faça a remoção da blindagem da isolação não metálica do cabo
- Remover a blindagem do condutor e a isolação dos cabos
- Conexão dos cabos de média tensão utilizando um conector dimensionado para a seção do cabo.
- Limpeza da isolação das áreas desencapadas
- Encapar a emenda utilizando a seguinte sequência
a. Manta supressora de descargas
b. Fita semicondutora
c. Fazer a conexão das blindagens dos cabos
- Aplicação do mastic selante
- Reconstrução da cobertura
Conclusão
Esses métodos devem ser realizados por profissionais treinados e deve ser realizado de acordo com a descrição do fabricante, lembrando que estes passos são genéricos e que sempre deve utilizar os valores de referências descritos nos manuais. A má prática em algumas situações ocasionar na degradação precoce do cabo de média tensão através de desuniformidade do campo elétrico no cabo gerando descargas internas provocando a perda de isolação e ocasionar um curto-circuito no sistema além de vários outros problemas. Gostou deste conteúdo? Deixe suas dúvidas nos comentários!
Equipe Mesh Engenharia
🗓️ Vem ai o Evento Maratona do PRO em SE, se você não quer perder nada deste evento, clique aqui e garanta agora mesmo sua vaga 100% GRATUITA!
➡️ Materiais Gratuitos! Aqui você encontrará os melhores materiais sobre Projetos de Subestação e Estudos de Proteção para otimizar seu tempo. Clique aqui para fazer o download.