As redes de comunicação em subestações são utilizadas com o intuito de aumentar a confiabilidade e alta velocidade de mensagens que são enviadas em poucos milissegundos. Na rede podem possuir diversos dispositivos que possuem CPU’s e placas de rede para realizar a comunicação além de ser um dos principais elementos para sistema de automação de uma subestação (SAS).
A rede de comunicação permite troca de mensagens entre diversos dispositivos com funções de automação, proteção, medição, controle, entre outros. Neste artigo iremos falar dos principais equipamentos que utilizados nas redes de comunicação em subestações.
Hubs
Estes dispositivos são considerados simples, uma vez que ele realiza apenas a comunicação de dispositivos que estão conectados dentro de uma rede local que podem ser do tipo Tiny Area network (TAN), Local Área Network (LAN), Metropolotan Area Network (MAN), Wide Area Network (WAN) e possuem um endereço de IP (Internet Protocol) para permitir o tráfego de dados por meio das conexões. Esse equipamento pertence a camada física no modelo OSI (Camada 1).
A transmissão é realizada em bits com um único domínio de colisão. Esse equipamento possuí algumas limitações como o envio de dados para todos os dispositivos conectados, o que resulta na ocupação de toda a banda impossibilitando a comunicação simultânea de vários dispositivos na rede.
Switches
Os switches são dispositivos inteligentes de redes utilizados para realizar a comutação e/ou a concentração de dados na rede, identificando a origem e o destino do frame realizando a colisão de vários domínios com os dispositivos conectados de maneira simultânea.
Através do diagrama de rede com o switch observa-se que é possível dimensionar cada frame para dispositivos especificados através do MAC (media acesses control) de cada dispositivo conectado. Os switches conseguem realizar o controle do fluxo de dados e identificação de falhas na rede. Este dispositivo no modelo OSI é considerado como Enlace de dados (Camada 2).
Roteadores
Estes dispositivos tem a função de realizar o encaminhamento de pacotes de dados entre redes distintas através de protocolos por meio de roteamento de pacotes identificando o endereço IP (Internet Protocol) de origem e destino.
Firewall
Este dispositivo é responsável por realizar a filtragem do tráfego de rede, podendo realizar:
- Enviar mensagens de tamanhos definidos entre dispositivos conectados com níveis de confiabilidade especificados
- Detecção de erros na rede
- Controle de fluxo
- Controle de pacotes através do endereço MAC de cada dispositivo
- Transmissão e recepção de frames
- Enviar pacotes entre dispositivos em redes distintas
- Reconhece IP de origem e de destino
- Aumenta o nível de segurança na entrega da camada de rede
- Permite que duas ou mais aplicações em dispositivos diferentes possam comunicar, definindo como será realizado a transmissão/retransmissão dos dados
- Pode estabelecer e encerrar a conexão entre os dispositivos
- Pode realizar a tradução dos dados para a camada de aplicação
- Pode converter, compactar e criptografar os dados
Entre diversas funções que irão depender do tipo de firewall, podendo ser classificado como camada 2 até 7 no modelo OSI.
Conclusão
Os equipamentos de redes são muito utilizados no sistema de automação de subestações (SAS), o projetista responsável por realizar a rede de comunicação deve ter um amplo conhecimento do assunto e do sistema elétrico de potência. Gostou do conteúdo? Deixe suas dúvidas nos comentários!
Um abraço e até a próxima! Para mais artigos, acesse nosso blog
Equipe Mesh Engenharia
➡️ Vem ai o Evento Maratona do PRO em SE, se você não quer perder nada deste evento, clique aqui e garanta agora mesmo sua vaga 100% GRATUITA!
➡️ Materiais Gratuitos! Aqui você encontrará os melhores materiais sobre Projetos de Subestação e Estudos de Proteção para otimizar seu tempo. Clique aqui para fazer o download.