Como parametrizar 51V no P3F30

A proteção de sobrecorrente dependente da tensão(51V) é bastante aplicada para geradores síncronos, assíncronos e sistemas de distribuição com fonte fraca. Essa função possui 02 esquemas de funcionamento principais que são o de restrição de tensão e controlado por tensão. Já fizemos um artigo sobre as duas metodologias e não vamos nos estender muito sobre esse assunto aqui. Hoje vamos aprender como ajustar essa função no P3F30 da Schneider. Será utilizado o software Easergy como referência.

Função 51V

Nesse relé pode-se escolher qual metodologia será adotada através da construção da curva no gráfico V x I, alterando-se os parâmetros de base para construção da curva de redução da corrente de partida a depender do valor medido de tensão. Para esse relé de proteção essa função tem características de tempo definido como podemos ver abaixo:  

      Pick-up setting[xIn] – Corrente de Partida (Iv>)

      Operation delay[s] – Tempo de atuação da proteção 

A corrente de partida (Iv) será reduzida mediante a alteração da tensão conforme curva criada pelo projetista para criar essa curva, devemos ajustar os valores dos parâmetros abaixo:

Restrição de Tensão  

Os limites para redução de corrente são condicionais a redução de tensão lida pelo relé.  Para que essa redução aconteça de forma linear devemos construir a curva da seguinte forma:

Para que a curva possua esse comportamento devemos ajustar Vx1< Vx2 e Iy1<Iy2. Perceba que ao colocar Iy2 igual a 1, estamos informando que a corrente de partida desse estágio só começara a reduzir quando a tensão cair abaixo de Vx2, que nesse caso é de 80%. 

Controlada por Tensão  

Os limites para redução de corrente são condicionais e redução de tensão lida pelo relé. Para que essa redução aconteça em formato de um único degrau devemos construir a curva da seguinte forma: 

Perceba que nesse caso como Vx2 é igual a Vx1, quando a tensão cair abaixo desse valor a corrente de partida irá decair por um fator fixo definido em Iy1. Essa característica pode ser desejada para sistemas que tenham fonte fraca. Caso os parâmetros Iy1 e Iy2 sejam ajustados no mesmo valor, isso quer dizer que a proteção só vai atuar quando houver a redução de tensão especificada, porém sem reduzir a corrente de pick-up, o que chamamos de controlada por tensão.  

Conclusão  

O ajuste da função 51V nesse relé pode ser configurado e customizado pelo projetista. É definido um estágio de tempo definido cujo o pick-up é modificado de acordo com a curva criada no plano V x I pelos parâmetros inseridos como valores de base. Dessa forma caso haja a redução da tensão o valor do pick-up do estágio é alterado garantindo que a proteção será sensibilizada e haverá a atuação no tempo ajustado. 

Referências Bibliográficas:

Manual da Schneider P3F30 

Um abraço e até a próxima,

Equipe Mesh Engenharia


➡️ Vem ai o Evento Maratona do PRO em SE, se você não quer perder nada deste evento, clique aqui e garanta agora mesmo sua vaga 100% GRATUITA! 

➡️ Materiais Gratuitos! Aqui você encontrará os melhores materiais sobre Projetos de Subestação e Estudos de Proteção para otimizar seu tempo. Clique aqui para fazer o download. 

O equipamento medidor de fator de potência é um equipamento utilizado para realizar a medição

Ler Mais

A sigla SMF significa sistema de medição de faturamento, este sistema faz a medição da

Ler Mais

Nós da Mesh Engenharia acreditamos que isso é um mito. Mesmo com as cabines blindadas

Ler Mais

Nossas Redes Sociais:

Não perca nenhum artigo!

Faça seu cadastro e receba as novidades da Mesh Engenharia em primeira mão!

Marketing por