Função SOTF

A função switch on to fault (SOTF) é utilizada para interromper correntes de curto-circuito no momento da energização de um equipamento. Essa função prevê durante um determinado tempo que caso o disjuntor seja fechado sobre um curto-circuito a proteção atue e interrompa a passagem de corrente no menor tempo possível, preservando a vida útil dos equipamentos instalados.  

Existem diversas lógicas possíveis para essa função a depender do modelo e fabricante do relé utilizado. No artigo de hoje vamos entender um pouco sobre as características dessa função de proteção. 

SOTF Condições

Como foi dito essa proteção é utilizada para interromper o circuito em caso de fechamento sobre uma condição de falta. Sua aplicação é vista mais comumente em linhas de transmissão já que essa função de transmissão (FT) não possui proteções de sobrecorrente (51/50), sendo utilizado normalmente a proteção de distância (21). Uma situação que leva a atuação dessa proteção por exemplo é após uma manutenção programada em uma LT haver o fechamento do disjuntor sem eliminar o aterramento temporário, causando um curto-circuito trifásico-terra franco. Vamos entender então o porque da utilização do esquema SOTF para proteção de LT’s. 

A proteção de distância(21/21N) é realizada através da leitura de tensão e corrente. Seu ajuste é feito em zonas de atuação, que usualmente são configuradas em até 80% da LT sem temporização intencional e 120% da LT com um tempo de atuação entre 300 a 500ms. Na hipótese levantada anteriormente de esquecimento do aterramento temporário por exemplo, pelo fato de o relé ter ficado sem receber sinal de tensão e corrente por um tempo ele estará despolarizado e sem memória de leitura dessas grandezas, fazendo com que não haja a atuação da proteção de distância pois ela não será polarizada. Portanto pode ser implementado a função SOTF seguindo a seguinte lógica por exemplo:  

A lógica implementada acima irá garantir que quando houver um comando de fechamento do disjuntor e acontecer a atuação da função de sobrecorrente(50P) e subtensão (27), a proteção irá atuar pelo esquema SOTF. Essa proteção só fica habilitada durante 500ms após o comando de fechamento do disjuntor. Pode ser implementado também a lógica de que se o disjuntor permanecer aberto por determinado tempo, essa proteção será habilitada.

O ajuste a ser implementado para as funções de sobrecorrente e subtensão dependem das características da LT e do sistema naquele ponto sendo de responsabilidade do projetista o dimensionamento adequado. Deve-se tomar cuidado com a impedância de carregamento da linha (SIL) e configurar o esquema SOTF de forma a não atuar para uma energização normal da LT.  

Conclusão

O esquema SOTF é bastante utilizado para proteções de linha transmissão para garantir um tempo menor de eliminação da proteção em caso de fechamento sobre condições de falta, já que a função de distância pode não atuar para alguns casos devido a falta de polarização.

Um abraço e até a próxima,

Equipe Mesh Engenharia


⚡ Materiais Gratuitos! Aqui você encontrará os melhores materiais sobre Projetos de Subestação e Estudos de Proteção para otimizar seu tempo. Clique aqui para fazer o download. 

O equipamento medidor de fator de potência é um equipamento utilizado para realizar a medição

Ler Mais

A sigla SMF significa sistema de medição de faturamento, este sistema faz a medição da

Ler Mais

Nós da Mesh Engenharia acreditamos que isso é um mito. Mesmo com as cabines blindadas

Ler Mais

Nossas Redes Sociais:

Não perca nenhum artigo!

Faça seu cadastro e receba as novidades da Mesh Engenharia em primeira mão!

Marketing por