Fusesaver

O sistema de distribuição da concessionária é responsável por fazer o escoamento da potência até as instalações residenciais, comerciais, industriais e prediais. A distribuidora é responsável por operar esses ativos, e de forma geral, realiza o esquema de proteção buscando dois objetivos principais:

  • Preservar a vida útil dos equipamentos pertencentes a rede de distribuição
  • Diminuir o tempo de interrupção de fornecimento.

Nesse contexto a utilização de novos equipamentos e tecnologias são fundamentais para garantir que os objetivos citados anteriormente sejam alcançados. No artigo de hoje vamos falar um pouco do FuseSaver que vem crescendo cada vez mais sua utilização nos últimos anos.

O FuseSaver

Esse equipamento é bem similar a um religador com um custo bem reduzido. Para uma falta temporária você consegue evitar a interrupção permanente do sistema o que aumenta a confiabilidade da rede, reduzindo custos operacionais com manutenção e melhorando os indicadores DEC e FEC das concessionárias. 

Além disso esse equipamento é autoalimentado pela própria corrente da linha, possuindo capacidade de eliminar faltas envolvendo fases ou envolvendo uma fase e a terra. Pode-se dizer que o fusesaver funciona como um disjuntor a vácuo inteligente próprio para instalação em redes de distribuição, sendo possível inclusive acesso remoto integrado ao sistema SCADA da distribuidora através de uma unidade de controle remoto (RCU). O fusesaver possui um desempenho muito satisfatório levando cerca de meio ciclo(10ms) para detectar, abrir e eliminar uma falta.  

Como funciona o FuseSaver?

O fusesaver pode ser instalado de duas formas distintas basicamente:

  • Instalado em série com o fusível
  • Substituindo a utilização do fusível

Instalação em Série com Fusível

Nesse caso é feito a instalação do fusesaver em série com a chave fusível de forma a proteger o elo da chave de atuar para faltas temporárias.  

Ao detectar uma falta, o fusesaver irá abrir antes que o fusível interrompa o circuito através da fusão do seu elemento e eliminará assim a falta naquele trecho. Em seguida o fusesaver irá religar o circuito reconectando a alimentação do trecho protegido, de forma que se a falta ainda persistir pode haver uma nova atuação do fusesaver ou ser configurado para ele permanecer fechado até o elo fusível atuar. Essa última abordagem é a mais comum denominada operação abrir – Fechar do fusesaver.

Substituição do Elo Fusível

Ao invés de utilizar o fusesaver junto a uma chave fusível, a ideia aqui é substituir a chave e adotar somente o fusesaver para proteção. Nesse caso o funcionamento é similar, porém após o primeiro religamento caso a falta permaneça o fusesaver irá atuar de forma permanente para eliminar a falta.  

Benefícios do FuseSaver

Esse equipamento está compatível e alinhado com o futuro do sistema elétrico e sua utilização hoje já é uma realidade. Pode-se citar algumas vantagens de se utilizar essa solução como:

  • Atuação muito rápida
  • Evita queima de fusíveis por faltas temporárias
  • Melhora DEC e FEC das concessionárias
  • Conectividade sem fio ao SCADA através de Unidade de Controle Remoto
  • Minimiza risco de incêndio em áreas florestais devido a redução de exposição do ambiente a arco elétrico
  • Tempo de religamento configurável  

No Brasil e no mundo, a principal fabricante dessa solução é a Siemens, e já é possível ver alguns desses instalados na região Sul do país em operação.  

Conclusão

O fusesaver é um equipamento similar a um religador ou disjuntor a vácuo que pode ser instalado em conjunto ou substituindo uma chave fusível. Sua utilização trás diversas vantagens para a distribuidora e a sua utilização será cada vez mais recorrente, principalmente com avanço das redes inteligentes Smart Grid.

Referências Bibliográficas:

https://new.siemens.com/br/pt/produtos/energia/sistemas-media-tensao/fusesaver.html?gclid=Cj0KCQjwjryjBhD0ARIsAMLvnF-oN9hEm0QPyw4hcvrxqwqTek8Qeh9GI1CAbgGWX9MRgXUfzdqeG-QaAhaSEALw_wcB&acz=1

Um abraço e até a próxima,

Equipe Mesh Engenharia


⚡ Materiais Gratuitos! Aqui você encontrará os melhores materiais sobre Projetos de Subestação e Estudos de Proteção para otimizar seu tempo. Clique aqui para fazer o download. 

O equipamento medidor de fator de potência é um equipamento utilizado para realizar a medição

Ler Mais

A sigla SMF significa sistema de medição de faturamento, este sistema faz a medição da

Ler Mais

Nós da Mesh Engenharia acreditamos que isso é um mito. Mesmo com as cabines blindadas

Ler Mais

Nossas Redes Sociais:

Não perca nenhum artigo!

Faça seu cadastro e receba as novidades da Mesh Engenharia em primeira mão!

Marketing por