O controlador lógico programável (CLP ou PLC) tem uma grande utilização em subestações de média e alta tensão que necessitam de um IED (Dispositivo Eletrônico Inteligente) de controle e manobra, porém existem alguns profissionais que tem dificuldade em entender como realiza a programação deste IED. Essas linguagens estão divididas em 2 classes que são linguagem gráfica e textual. Basicamente existem 5 tipos de linguagens mais utilizadas para programar este IED que são
1. Linguagens gráficas
Diagrama Ladder (LD)
Diagrama de blocos funcionais (ST)
Funções gráficas de sequenciamento (SFC)
2. Linguagem textual
Lista de instrução (IL)
Texto estruturado (ST)
Diagrama Ladder (LD)
Uma das linguagens mais utilizadas em CLP’s na elétrica. Tem como princípio os diagramas de comandos elétricos que utilizam contatos e bobinas como elementos de automação.
Esse arranjo é bastante intuitivo para realização de projetos elétricos que utilizem manobras no sistema, porém sua desvantagem e que quanto maior for os processos ele irá ter uma quantidade considerável de linhas a mais do que outras linguagens, tornando mais difícil encontrar erros na programação caso exista algum.
Diagrama de Blocos Funcionais (ST)
O diagrama de blocos tem como princípio diagramas de portas lógicas em que o sistema manda o status dos contatos de entrada e através de um algoritmo que é predeterminado (bloco) realiza a operação e envia um sinal de saída pro sistema.
Essa programação é um pouco mais complexa do que a programação em ladder sendo fundamental ter conhecimentos de sistemas digitais para entender o algoritmo dos blocos.
Funções Gráficas de Sequenciamento (SFC)
Esta linguagem é baseada em gráficos diagramáticos de sequência de controle. Os principais elementos que compões essa linguagem são:
- Etapas
- Transições
- Ações
Realizando a ativação e desativação de etapas de acordo com as especificações realizadas pelo programador.
Lista de Instruções (IL)
É uma linguagem que parte do mesmo princípio que a linguagem Ladder que utiliza a lógica de comandos elétricos. Composto por comandos de contatos e bobinas que são descritas em formas textuais.
O texto Estruturado ou Structured Text (ST)
Esta linguagem textual de programação moderna e robusta, são utilizadas em aplicações de alto nível.
Consegue trabalhar com diferentes tipos de valores digitais e analógicos. Sua estrutura se apresenta em blocos e contém instruções interacionais (FOR, WHILE e REPEAT) e condicionais (IF-THEN-ELSE e CASE OF).
Conclusão
O CLP é um IED que é bastante utilizado na automatização de processos industriais e no sistema elétrico de potência, porém existem poucos profissionais que dominam esta ferramenta. Não existe uma linguagem “superior” e sim o tipo de automação que será realizada, na área do sistema elétrico as linguagens mais utilizadas são Ladder e diagramas de blocos funcionais uma vez que estas são baseadas em princípios fundamentais da elétrica e eletrônica. Gostou do conteúdo? Deixe nos comentários suas experiências!
Um abraço e até a próxima,
Equipe Mesh Engenharia
⚡ Materiais Gratuitos! Aqui você encontrará os melhores materiais sobre Projetos de Subestação e Estudos de Proteção para otimizar seu tempo. Clique aqui para fazer o download.