Ensaio em C.A. vs Ensaio em C.C.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva deve ser efetuada periodicamente para se ter uma avaliação da degradação da vida útil de um dado equipamento. Existem alguns ensaios e testes que são realizados nos equipamentos de média/alta tensão no qual iremos citar alguns a seguir.

Tensão alternada entre 48 Hz e 62 Hz

Esse ensaio é pouco utilizado, pois o equipamento para se fazer o teste possui dimensões muito maiores se comparado com outros ensaios existentes. Este ensaio utiliza a tensão e a frequência nominal em que o equipamento ensaiado será utilizado. Este ensaio só consegue identificar grandes falhas, em outras palavras, consiste em colocar o equipamento na mesma tensão e frequência de operação. É inviável realizar este ensaio em alta tensão, tendo em vista que terá a necessidade de ter um transformador de alta tensão transportável.

Ensaio em corrente contínua

Por muito tempo os ensaios em C.C eram os mais utilizados para se testar equipamentos de média e alta tensão, por ter fontes com dimensões menores que o utilizado para o ensaio CA 48 a 62Hz.  Porém com o passar do tempo era comum de observar que logo após o teste havia falha na isolação do equipamento. Após algum tempo de pesquisa e estudo, evidenciou-se que o motivo dessa falha era proveniente do ensaio em corrente contínua, pois ocorria um acúmulo de cargas espaciais que causava a polarização do dielétrico, o que gerava sobretensões aumentando assim as arborescências presentes no condutor. Atualmente as normas têm desaconselhado o uso deste teste nos equipamentos, e sempre colocam um aviso que este teste pode provocar uma falha precoce nos equipamentos logo após o ensaio. Ao realizar este ensaio é recomendável esperar 24 horas para energizar o equipamento ensaiado.

Ensaio de baixa frequência de 0,1Hz

O ensaio em VLF (Baixa frequência) na frequência de 0,1 Hz utiliza o princípio de reduzir a frequência do equipamento para reduzir a potência aplicada, ocasionando na redução do tamanho do equipamento. Porém é importante ressaltar que não se deve diminuir muito a frequência para evitar o efeito da polarização do dielétrico que ocorre no ensaio em C.C.

P= Potência máxima do sistema

F= frequência do circuito

C= capacitância do objeto

U= é a tensão máxima aplicada durante o teste

Existem 2 tipos de ensaios em VLF que são cosseno retangular, que realiza a medição baseado no ângulo de fator de potência do equipamento utilizando o equipamento fator de potência.

E o ensaio de VLF senoidal é um ensaio que realiza a medição através do ângulo de tangente de delta do equipamento ensaiado, utilizando o equipamento tangente de delta para realizar a medição. Utilizado em maior parte das vezes em equipamentos que possuem elevadas correntes capacitivas

Estes ensaios possuem a vantagem de realizar ensaios preventivo (perdas internas do equipamento, descargas parciais, …).

Prós e contras sobre os ensaios CA e CC de média tensão

Conclusão

É de responsabilidade do responsável pelos ensaios de rotina determinar os prós e contras de cada tipo de equipamento em que ele utilizará para realizar os ensaios em determinados equipamentos. Deixe nos comentários suas dúvidas sobre os ensaios utilizando corrente AC e DC!

Um abraço e até a próxima,

Equipe Mesh Engenharia


⚡ Materiais Gratuitos! Aqui você encontrará os melhores materiais sobre Projetos de Subestação e Estudos de Proteção para otimizar seu tempo. Clique aqui para fazer o download. 

O equipamento medidor de fator de potência é um equipamento utilizado para realizar a medição

Ler Mais

A sigla SMF significa sistema de medição de faturamento, este sistema faz a medição da

Ler Mais

Nós da Mesh Engenharia acreditamos que isso é um mito. Mesmo com as cabines blindadas

Ler Mais

Nossas Redes Sociais:

Não perca nenhum artigo!

Faça seu cadastro e receba as novidades da Mesh Engenharia em primeira mão!

Marketing por