Os relés de proteção utilizados atualmente são em sua maioria IED’s (Dispositivos Eletrônicos Inteligentes). Esse dispositivo é parte fundamental do sistema de proteção e a sua operação de forma correta impacta diretamente no desempenho esperado da proteção. Portanto, é fundamental ter a informação de que o relé está em condições operativas adequadas e que se necessário ele irá atuar conforme o esperado, garantindo a confiabilidade do sistema de proteção. A função que realiza esse monitoramento é o autocheck ou muitas vezes chamado de “Watch Dog”, que a tradução livre seria cão de guarda, e é dessa função que vamos falar um pouco no artigo de hoje.
Autocheck
Como foi dito, essa função tem o objetivo de monitorar a condição operativa de um dado relé de proteção. O seu funcionamento pode variar de acordo com o fabricante do equipamento, porém algumas diretrizes para essa função são similares. Pode-se dizer que essa função deve ser capaz de monitorar minimamente:
- Alimentação do Relé
- Parte Microprocessada do Relé
- Circuitos Impressos dentro do relé
- Firmware do Relé
É comum a gente se referir a essa função como se ela medisse a “saúde” interna do relé de proteção, indicando se ele está ou não apto a exercer todas as funções no qual ele foi projetado a realizar. Como existe a questão de expertise do fabricante, quando essa função indica que o relé está com algum problema, na maioria das vezes não conseguimos identificar o defeito e deve ser encaminhado o dispositivo para a manutenção do próprio fabricante, para voltar o dispositivo a suas características normais de funcionamento.
Implementação do Autocheck
Atualmente, para a maioria dos relés de proteção do mercado, essa função de autocheck já vem implementada de forma “default” e sinalizada na parte frontal por um Led. Cada fabricante da um nome para esse Led cuja a função é a mesma, que é o autocheck do relé de proteção. Na figura abaixo podemos ver alguns exemplos de relés de diferentes fabricantes para esse Led.
Um problema no relé pode causar a não operação da proteção o que é crítico para segurança das pessoas e equipamento. Por causa disso, muitas vezes é implementado outras formas além do Led da parte frontal para sinalizar algum defeito ou problema naquele relé de proteção, conforme veremos a seguir:
Utilizando de Sinaleiro em Painel
Pode ser feito a utilização de sinaleiro em painel externo para informar que o relé de proteção está em condições de funcionamento adequado, e que a função de autocheck não identificou nenhum tipo de problema. Na maioria das vezes utiliza-se então um contato NF do relé, de forma que a luz fique acesa para o relé em condições ideais de funcionamento e apague caso tenha algum problema.
A lógica de contatos a ser implementada varia de acordo com o fabricante e modelo do relé, devendo sempre ser consultado no momento de elaborar o diagrama de ligação do relé.
Utilização de Alarme Sonoro
Pode ser feito a utilização de um alarme sonoro para alertar alguém que esteja fora do local que o relé está com algum defeito, para que seja tomado alguma providência. Normalmente é utilizado um contato NA, de forma que se o relé tiver algum problema, ele comuta sinalizando os operadores, conforme esquema abaixo:
Comunicação via algum protocolo
Atualmente com o avanço da automação em subestações, normalmente esse monitoramento é acompanhado por um sistema supervisório SCADA, que centraliza e recebe as informações dos IED’s via algum tipo de protocolo, como por exemplo o MMS. Dessa forma você tem o status em tempo real através da função Autocheck se o(s) relé(s) estão em condições ideais de funcionamento ou não.
Conclusão
A função de Autocheck visa verificar que o relé não possui nenhum problema. O seu funcionamento varia de acordo com o relé/fabricante e pode ser implementado esquemas para complementar a sinalização feita pelo relé através do led que fica na parte frontal. Caso a função de autocheck sinalize um defeito, muito possivelmente você deverá enviar para o suporte do fabricante.
Um abraço e até a próxima,
Equipe Mesh Engenharia
⚡ Materiais Gratuitos! Aqui você encontrará os melhores materiais sobre Projetos de Subestação e Estudos de Proteção para otimizar seu tempo. Clique aqui para fazer o download.