Sistemas Ongrid, Offgrid e Zerogrid

Recentemente tem se ouvido falar muito sobre minigerações com sistema On-Grid, Off-Grid e Zero Grid, mas afinal de contas o que isso significa?

Neste artigo iremos falar um pouco sobre esses sistemas, condições, onde são utilizados e quais são suas principais características do ponto de vista da proteção e instalação.

Imagem: (Minigeração)

Sistema On-Grid

A micro/minigeração com o sistema On-Grid é quando conectamos a usina com a rede da concessionaria. Neste caso a usina fica em paralelo a rede da concessionária de forma que toda a potência do sistema fotovoltaico alimenta a carga que está ligada a usina e caso essa potência exceda a demanda da carga conectada, ela exporta essa potência para a rede da concessionaria. Essa topologia é o mais visto no sistema elétrico, uma vez que a maior parte dos acessantes estão interessados em diminuir/zerar o consumo proveniente da concessionária e/ou ainda vender energia para terceiros ou excedentes. O sistema on-grid não pode ficar em situação de ilhamento, ou seja, quando a usina não possuí referência de tensão da concessionária, ela deve ser desconectada e interromper sua geração. Para realizar a proteção de sistemas on-grid deve-se implementar minimamente algumas proteções que varia de acordo com a concessionária. Segundo a resolução 1059 da ANEEL é desejável minimamente a realização das seguintes funções de proteção:

Além das funções listadas acima, pode ser exigido ainda outras proteções como salto vetorial (78), sobrecorrente com restrição de tensão(51V), sobrecorrente direcional de fase/neutro(67/67N), direcional de potência (32), sobretensão residual(59N), dentre outras, comumente visto nas normas de conexão de acessantes de geração distribuídas das concessionárias.

Imagem: (Diagrama de um Sistema On-Grid)

Esse sistema é o mais adotado pelos acessantes de geração distribuída. Com a implementação da nova lei 14.300, onde será cobrado uma taxa pelo uso do fio para aqueles que exportam potência para a rede da concessionária.

Sistema Zero-Grid

Este sistema é conectado à rede da concessionária, porém os geradores só atendem a potência da carga instalada e não exportam potência para a rede da concessionária. Dessa forma, quando não houver geração da usina, toda/parcialmente a demanda da carga será alimentada pela concessionária.

Imagem: (Sistema Zero-Grid)

Esse sistema é mais utilizado quando a rede da concessionária não tem capacidade de conectar usinas para exportação de energia. A solução seria a instalação do zero-grid para este sistema. Neste caso é utilizado controladores ou inversores que consigam fazer o balanço de geração e carga, de forma que a potência exportada para a concessionária seja zero ou próxima de zero.   

Cada concessionária pode pedir funções especificas de proteção no relé de proteção para garantir que não haja exportação de potência para sua rede. A função 32 (direcional de potência) e 67 (sobrecorrente direcional) são vistas com maior frequência neste sistema. 

Sistema Off-Grid 

Este sistema é mais utilizado quando não se tem acesso à rede da concessionária, em locais isolados, afastado das redes de distribuição. Esse tipo de sistema não pode haver nenhum tipo de conexão com a concessionária e normalmente é aplicado para instalações que possuem baixo carregamento. Sendo assim, quando utilizado, deve-se usar fontes geradoras que consigam atender a carga por todo o período, sendo necessário por exemplo a utilização de geradores a diesel e sistemas de baterias para as gerações que utilizam inversores de frequência. Para sistemas com baterias para armazenamento de energia é comumente implementado um controlador de carga e descarga, para aumentar a longevidade da bateria, aumentando a disponibilidade de energia e reduzindo manutenções.

Imagem: (Sistema Off-Grid)

Conclusão

Independente do sistema utilizado, deve-se realizar o projeto e estudo de proteção de acordo com as normas vigentes da ABNT e quando aplicáveis as normas de conexão de cada concessionária. Você conhecia essas topologias de acessantes de geração? Deixe nos comentários suas experiências!

Um abraço e até a próxima,

Equipe Mesh Engenharia


🧭 Esteja à frente dos concorrentes no mercado de minigeração de subestações conhecendo Guia das subestações! Nosso evento gratuito, on-line e ao vivo, acontecerá dos dias 9 a 11 de maio! Clique aqui e inscreva-se para não perder essa oportunidade! 

⚡ Materiais Gratuitos! Aqui você encontrará os melhores materiais sobre Projetos de Subestação e Estudos de Proteção para otimizar seu tempo. Clique aqui para fazer o download. 

O equipamento medidor de fator de potência é um equipamento utilizado para realizar a medição

Ler Mais

A sigla SMF significa sistema de medição de faturamento, este sistema faz a medição da

Ler Mais

Nós da Mesh Engenharia acreditamos que isso é um mito. Mesmo com as cabines blindadas

Ler Mais

Nossas Redes Sociais:

Não perca nenhum artigo!

Faça seu cadastro e receba as novidades da Mesh Engenharia em primeira mão!

Marketing por