Simbologias para Projetos de Subestação

Ao realizar um projeto de subestação é muito importante mostrar uma visão simplificada das ligações dos equipamentos e representação lógica, de forma que seja possível identificar facilmente as conexões físicas entre os equipamentos. Para conseguir ter essa visão simplificada da subestação, elaboramos alguns diagramas unifilares.

Nesse artigo vamos mostrar 03 diagramas unifilares exemplos e discutir um pouco acerca das informações presentes em cada um deles.  

Visão Geral

O diagrama unifilar começa desde o ponto de conexão até os transformadores instalados dentro da planta do cliente. 

Imagem Mesh: (Visão Geral – Diagrama Unifilar)

Ponto de Conexão

No ponto de conexão estão presentes todos os equipamentos e dispositivos antes de entrar para subestação. Pode estar presente aqui equipamentos como

chaves seccionadoras fusível, para-raios, religadores, cabos das fases e equipotencialização da malha, buchas de passagem, muflas, etc. Isso pode variar de acordo com a filosofia do projeto.

Imagem Mesh: (Ponto de Conexão)

Parte da Subestação

Uma boa prática para melhorarmos a representação do diagrama unifilar é representar as áreas de delimitação da subestação, facilitando a interpretação do projeto da subestação.

Imagem Mesh: (Parte da Subestação – Apresentação do Diagrama Unifilar)

O primeiro cubículo geralmente é o da medição da concessionária. Neste cubículo estarão localizados os TP’s e TC’s para as leituras de tensão e corrente, enquanto os medidores da concessionária estarão localizados na parte externa próxima ao cubículo de medição. Em algumas concessionárias o cubículo de proteção pode estar antes do cubículo de medição para determinados casos, com o argumento de caso os TP’s e TC’s de medição tiverem alguma falha a proteção do cliente irá sensibilizar, evitando da atuação da chave fusível ou religador da concessionária.   

Imagem Mesh: (Parte da Subestação – TP’s e TC’s de Medição)

O segundo cubículo geralmente é o cubículo de proteção, responsável por realizar o seccionamento do sistema através de um disjuntor de média tensão acionado por um relé de proteção que é parametrizado com as funções exigidas pela concessionária. No diagrama unifilar deve vir presente todas as proteções implementadas no relé e mostrar todos os equipamentos instalados dentro desse cubículo.

Nesse cubículo terá a presença de 3 TC’s para aquisição do sinal de corrente e se houver necessidade 3 TP’s para aquisição do sinal de tensão.

Este cubículo pode possuir TP’s de alimentação para serviços auxiliares e alimentação do no-break (é interessante deixar estes TP’s conectados antes do disjuntor, pois se ocorrer o seccionamento do sistema tanto os serviços auxiliares quanto o no-break ainda continua recebendo alimentação).  

Imagem Mesh: (Parte da Subestação – TP’s de Alimentação)

Pode haver outros cubículos dentro da subestação destinado a diversas finalidades, como um cubículo de medição própria do cliente, cubículo com transformador de aterramento, cubículo de transformação podendo ter vários transformadores de potência e cada um deles deve possuir um cubículo próprio, dentre outros.  

Imagem Mesh: (Parte da Subestação – Cubículo Próprio)
Imagem Mesh: (Parte da Subestação)

Partes ao Tempo

Em alguns casos podem haver alguns tipos de estruturas que podem ficar ao tempo como a parte de transformação. 

Imagem Mesh: (Partes ao Tempo – Transformação)

Partes de Baixa Tensão  

É interessante especificar todos os elementos que os transformadores de potência irão alimentar de forma simplificada, no caso do diagrama unifilar da subestação. Os digramas dos componentes de baixa tensão devem ser elaborados e exemplificados em outros diagramas unifilares. 

Imagem Mesh: (Partes de Baixa Tensão – Diagrama Unifilares)

Conclusão

Os diagramas unifilares devem ser elaborados de forma objetiva e simplificada para cada tipo de subestação para facilitar a identificação dos equipamentos, ligações, intertravamento lógico, etc. É importante verificar as normas das concessionárias em que será realizado o projeto, pois algumas podem exigir que coloquem algumas informações complementares.  

Compartilhe este conteúdo e deixe nos comentários suas dúvidas sobre diagramas unifilares em subestações!

Um abraço e até a próxima,

Equipe Mesh Engenharia


🧭 Esteja à frente dos concorrentes no mercado de minigeração de subestações conhecendo Guia das subestações! Nosso evento gratuito, on-line e ao vivo, acontecerá dos dias 9 a 11 de maio! Clique aqui e inscreva-se para não perder essa oportunidade!

⚡ Materiais Gratuitos! Aqui você encontrará os melhores materiais sobre Projetos de Subestação e Estudos de Proteção para otimizar seu tempo. Clique aqui para fazer o download.

O equipamento medidor de fator de potência é um equipamento utilizado para realizar a medição

Ler Mais

A sigla SMF significa sistema de medição de faturamento, este sistema faz a medição da

Ler Mais

Nós da Mesh Engenharia acreditamos que isso é um mito. Mesmo com as cabines blindadas

Ler Mais

Nossas Redes Sociais:

Não perca nenhum artigo!

Faça seu cadastro e receba as novidades da Mesh Engenharia em primeira mão!

Marketing por