O fusível HH é um dispositivo utilizado em sistemas de média tensão para proteção contra sobrecarga e curto-circuito. Esse fusível também tem o nome de limitador de corrente visto que para altas correntes ele ceifa a onda devido o a sua rápida atuação. Tradicionalmente esse fusível, assim como os elo do tipo K e H são para proteção contra altas correntes passantes. Porém com advento do pino percursos (striker pin), esse fusível também pode atuar para sobrecarga, devido ao aumento da temperatura do ambiente que ele está instalado. Normalmente esse dispositivo é utilizado para a proteção de transformadores de potência, motores e capacitores e no artigo de hoje vamos entender um pouco das suas características construtivas e dimensionamento.
Características Construtivas Básicas
Esse fusível é constituído basicamente de um invólucro de porcelana, dois contatos na base para fixação e conexão, além de um pino percursor.
Internamente esse fusível possui um elemento fusível, que quando houver a sua queima, esse irá abrir o circuito devido a força que a mola de acionamento fará sobre o sistema. Para curtos-circuitos de altas magnitudes haverá a atuação do pino percursor que irá também fazer o papel de indicação de acionamento.
Funcionamento do Fusível HH
Esse fusível possui basicamente 03 regiões de operação:
– Regime normal
– Zona Proibida
– Regime de Atuação
No regime normal, para correntes abaixo da nominal do fusível, o dispositivo não irá atuar pela ruptura do elemento fusível, sendo dito o regime de carga do equipamento. Já para a zona proibida, pode haver a atuação ou não do fusível, não sendo totalmente garantido sua atuação. Para correntes acima de um determinado valor, o fusível irá atuar por sobrecorrente no tempo estipulado da curva do equipamento.
Para contornar a não atuação na zona proibida, pode-se utilizar atuação térmica para o pino percursor, para que ele atua devido o aumento da temperatura na superfície do fusível.
Dimensionamento do Fusível HH
Para dimensionar o fusível HH é comumente utilizado e aplicado um cálculo simples que funciona para a maioria das aplicações, de acordo com a equação abaixo:
Sendo In a corrente nominal do circuito. Vamos supor um transformador de 500kVA ligado em 13,8kV, sendo assim a sua corrente nominal é:
Aplicando-se a fórmula descrita, tendo a corrente nominal do circuito, o fusível HH adequado para proteção desse trafo será de:
Como não existe esse valor de fusível, deverá ser adotado o primeiro fusível comercial próximo desse valor, que no caso é o de 40A.
Abaixo colocamos em tabela a especificação de fusíveis HH para alguns transformadores a depender do nível de tensão que será conectado.
Vale ressaltar que essa fórmula foi obtida com base em experiência de anos de cálculo e não se aplica a todos os casos. É de responsabilidade do projetista calcular e dimensionar esse fusível para cada aplicação.
Gostou desses conteúdos? Se quiser saber mais sobre Projetos de Subestação e Estudos de Proteção, acesse nosso blog e boa leitura!
Um abraço e até a próxima,
Equipe Mesh Engenharia
🧭 Conheça O Guia das SE’s nos dias 9 a 11 de maio, em nosso evento 100% gratuito, on-line e ao vivo! Clique aqui e participe!
⚡ Materiais Gratuitos! Aqui você encontrará os melhores materiais sobre Projetos de Subestação e Estudos de Proteção para otimizar seu tempo. Clique aqui para fazer o download.