Os óleos vegetais isolantes utilizados em transformadores de potência vêm ganhando muito destaque no sistema elétrico de potência brasileiro. Por ser um isolante biodegradável causando menos danos ambientais em comparação ao óleo mineral isolante. Neste artigo iremos citar as características do óleo vegetal segundo a ABNT NBR 15422:2022.
O que é o Óleo Vegetal Isolante
É um óleo que é extraído de vegetais como sementes/grãos, composto de moléculas de triglicerídeos caracterizadas pela ligação éster formulado. Sendo muito utilizado em transformadores de potência, porém não é recomendado sua utilização em transformadores que não tenha sistema de preservação de óleo. Sendo recomendado a utilização de qualquer medida possível para evitar a exposição ao ar e umidade em temperatura de operação para evitar a oxidação do óleo. Os óleos vegetais são considerados não tóxicos.
Cuidados e Observações Sobre os Óleos Vegetais Isolantes
Os óleos vegetais devem ser transportados e armazenados de forma que fique totalmente isolado do ar e umidade e sempre lembrando que no rotulo dele deve conter:
Ensaios de Rotina em Óleos Isolantes
Estes ensaios irão validar a qualidade do óleo vegetal lembrando que os testes devem ser executados por profissionais qualificados para esta tarefa.
Acidentes
Em caso de acidente envolvendo óleo vegetal deve se realizar os seguintes procedimentos:
Os óleos vegetais estão ganhando muito notoriedade no SEP, porém ele deixa a pecar um pouco na parte da oxidação. E aí você conhecia o óleo vegetal deixe nos comentários suas experiências!
Referências Bibliográficas:
ABNT NBR 15422:2022 – Óleo vegetal isolante para equipamentos elétricos
Por: Mesh Engenharia
📰 Não pare sua leitura por aí: Você também pode encontrar outras dicas no nosso blog, clique aqui e boa leitura!
⚡ Materiais Gratuitos! Aqui você encontrará os melhores materiais sobre Projetos de Subestação e Estudos de Proteção para otimizar seu tempo. Clique aqui para fazer o download.