Os dispositivos elétricos de partidas de motores foram desenvolvidos para suavizar a corrente de partida gerada nos motores ou para variar a velocidade em motores de indução trifásico. Antes destes dispositivos eram utilizados transformadores com regulador de tensão para diminuir esta corrente de partida. Neste artigo iremos listar alguns dos mais utilizado no sistema elétrico.
Soft-Starter
Este dispositivo eletrônico tem a função realizar a partida do motor de forma suave. Conseguindo fazer o controle da tensão e da corrente que serão aplicados no motor. Resolvendo o problema do pico de partida nos motores. Sendo um dispositivo com vários circuitos que utilizam tiristores. O soft-starter também pode ser utilizado para realizar a parada controlada do motor. O ângulo de disparo do circuito pode ser ajustado conforme o ajuste de rampa especificado.
O soft-starter depois de dar partida no motor ele é desativado passando o acionamento geralmente para um contator que assume a comutação do sistema com o motor. Tendo a necessidade de utilizar proteções de sobrecorrente em regime permanente no sistema.
Inversores de Frequência
Os inversores de frequência são utilizados para realizar a variação da velocidade dos motores de indução trifásico através da variação da frequência através da equação:
Lembrando que sempre devemos lembrar que ao instalar a carga temos que considerar no cálculo o escorregamento. Sendo que o inversor pode alterar os valores da tensão do motor, corrente no motor, tempo de aceleração e desaceleração.
Existem 2 tipos de inversores:
- Escalares
Estes inversores trabalham com uma parametrização da tensão/frequência que compromete o torque do motor em baixas velocidades.
- Vetorial
Estes inversores tem a curva tensão/frequência ajustável fazendo a melhoria no torque dos motores.
Servoconversores
Os servosconversores são utilizados para realizar o comando de servosmotores que são acopladas a maquinas de alta precisão (braços mecânicos, maquinas de dosagem, …). Utilizado para regular torque, tensão de aplicação no motor, número de rotações, … Os servos motores são formados por estator, rotor de imãs permanentes e dispositivos eletrônicos de controle sendo utilizado entradas e saídas analógicas ou digitais. Os servoconversores são programados via softwares próprios.
Conclusão
Estes IED’s podem ser encontrados em instalações que possuam muitos motores. Deve se atentar que estes dispositivos podem aumentar o nível de harmônico na rede. Por isso deve se realizar um estudo para determinar o nível de harmônico na rede e a determinação do fator K do transformador se necessário. Já utilizou alguns destes dispositivos? Deixe nos comentários suas experiências! E para agregar ao seu conhecimento leia os artigos sobre proteção de motores. ⬇
🔗 Artigo 098: Função 46 – Desbalanço de Corrente
🔗 Artigo 076: Ensaio em Motores Trifásicos
Por: Mesh Engenharia
📰 Não pare sua leitura por aí: Você também pode encontrar outras dicas no nosso blog, clique aqui e boa leitura!
⚡ Materiais Gratuitos! Aqui você encontrará os melhores materiais sobre Projetos de Subestação e Estudos de Proteção para otimizar seu tempo. Clique aqui para fazer o download.