Termos e Definições de Descarga Parcial
Descarga elétrica que é desencadeada entre a parte isolante e condutora. Estas descargas podem ou não ocorrer adjacentes a um condutor (efeito corona).
Descargas Parciais
O ensaio de descargas parciais tem por objetivo captar qual o nível de rupturas que um cabo possuí, isso viabiliza a manutenção preventiva na subestação evitando futuras rupturas que podem ocasionar em um futuro curto-circuito entre fase e terra.
Onde Ca representa um cabo sem defeito (que não apresenta fugas)
Cb e Cc representam um cabo com defeito
- Cc representa algum espaço de rompimento do cabo
- Cb é a capacitância do cabo em
- Sg representa a descarga parcial acontecendo no espaço vazio do condutor
Na figura observasse que há a diminuição da capacitância, pois este sistema está serie, consequentemente diminui a isolação do condutor.
Tangente de Delta vs Descargas Parciais
O tangente de delta é realizado para saber as condições de desgaste dos cabos (vida útil), enquanto o ensaio de descargas parciais mostra qual o nível de ruptura que o cabo possuí. Resumidamente um mostra a “idade do cabo” e o outro mostra a quantidade de “espaços vazios” está entre o condutor e o isolante. Pesquise também sobre o ensaio de tangente de delta! 🔗 Veja no artigo
Aparelhagem
Hipot de alta tensão alternada com capacidade suficiente para o comprimento do cabo submetido ao ensaio. Dispositivos para medir a tensão elétrica aplicada no corpo-de-prova. Dispositivo para medir descarga parcial e um calibrador de descargas. O dispositivo para medir descarga parcial consiste de um circuito de ensaio (ver ABNT NBR 6940), um osciloscópio e é desejável também um instrumento indicador, em associação com equipamento amplificador adequado para indicar a existência de descargas parciais e detectar pulsos de descargas parciais.
Procedimento do Ensaio
A tensão alternada de ensaio deve ser aplicada entre condutor e blindagem e deve ser acrescida gradualmente até atingir a tensão de exploração e permanecer nesta tensão por não mais do que 1 minuto. A tensão de ensaio deve ser, então, diminuída gradualmente até atingir a tensão de medição especificada e a intensidade da descarga medida. As tensões de medição e de exploração estão indicadas nas normas válidas para cada tipo de material.
Para determinar a característica de descarga aparente aplica-se tensão alternada de ensaio entre o condutor e a blindagem. A tensão deve ser acrescida gradualmente até atingir o nível máximo de tensão especificada e, então, diminuída, medindo-se a intensidade da descarga parcial nas diversas tensões de ensaio especificadas, determinando-se, assim, a característica de descarga parcial nas diversas tensões especificadas, determinando-se, assim, a característica de descarga aparente. As tensões de ensaio especificadas não podem ser mantidas em um mesmo valor não mais do que 1 minuto. É desejável que a característica de descarga aparente seja determinada por meio de um registrador gráfico x-y, onde y é igual a intensidade de descarga aparente não se pode aplicar qualquer outra tensão alternada durante, pelo menos, 7 dias. As tensões de ensaio estão indicadas nas normas válidas para cada tipo de material.
Expressão dos Resultados
A intensidade de descarga parcial, na tensão de medição, não pode ser superior ao valor indicado nas normas válidas para cada tipo de material. No ensaio de determinação da característica de descarga aparente as intensidades de descargas parciais, nas diversas tensões, não podem ser superiores aos valores indicados nas Normas válidas para cada tipo de material.
Conclusão
O ensaio de descargas parciais é pouco utilizado além de ter poucos profissionais capacitados para realização deste ensaio e pelo custo elevado dos equipamentos para realizar o ensaio. Sendo mais utilizados em subestações de alta tensão. E aí você já realizou este ensaio? Deixe nos comentários suas experiências!
Referencias Bibliográficas:
(GERSTNER, A., 2011; GERSTNER, A.; BORLINGHAUS; GOY, 2011).
PERKEL; HERNANDEZ-MEJIA, 2016
(IEEE, 2006; JENNY, Martin; NEIER; GERSTNER, A., 2013).
Por: Mesh Engenharia
📰 Não pare sua leitura por aí: Você também pode encontrar outras dicas no nosso blog, clique aqui e boa leitura!
⚡ Materiais Gratuitos! Aqui você encontrará os melhores materiais sobre Projetos de Subestação e Estudos de Proteção para otimizar seu tempo. Clique aqui para fazer o download.