Transformadores de potência tem características construtivas um pouco diferente dos TC’s e TP’s e algumas dessas características podem alterar algumas coisas como componentes de sequência +, – e 0 no sistema. Neste artigo iremos falar um pouco das características construtivas sobre o núcleo e enrolamentos dos transformadores de potência.
Núcleo
O núcleo do transformador é responsável por conduzir o fluxo magnético (ϕ) variável induzido pelos enrolamentos (N) que vão estar passando corrente alternada (I) formando a força magneto motriz (F ).
Porém o núcleo tem que possuir uma relutância (R) muito baixa para que possa conduzir uma maior quantidade de fluxo magnético. Por isso utilizamos aço-silício de grãos orientados pela característica por possuir baixa relutância e ter um custo-benefício muito bom. Formando o circuito magnético que para uma melhor compreensão utilizaremos o circuito elétrico expresso por:
Porém os núcleos dos transformadores têm que ser laminados para diminuir os efeitos das correntes parasitas originadas pelo fluxo variável que irá percorrer o núcleo.
Por esse motivo os núcleos dos transformadores são feitos de lâmina de aço-silício vernizadas e coladas uma após a outra.
Enrolamentos
São condutores constituídos de cobre vernizados, podendo ser tubular ou de disco, com os dois enrolamentos de alta e baixa tensão.
O enrolamento tubular pode ser visto de 2 formas. A primeira forma é composta por 1 enrolamento de BT envolvido pelos enrolamentos de alta tensão e a segunda é composta por 2 enrolamentos de baixa tensão com os enrolamentos de BT envolvendo o enrolamento de AT. Em ambos os casos eles serão isolados pelos tubos.
O enrolamento em formato de disco os enrolamentos de BT e AT são subdivididos em formato de disco de uma forma que se sobrepõe de maneira alternada de modo que os enrolamentos de BT ficam nas extremidades de modo que ajuda isolação do núcleo e carcaça.
Tipos de Transformadores no Sistema Elétrico
Existem 4 tipos de transformadores existentes no sistema elétrico de potência que podem ser encontrados que são:
- Transformadores monofásicos de núcleo envolvido
São transformadores monofásicos mais encontrados no sistema elétrico. Por ser fácil de fabricar e um custo-benefício muito bom, porém sua eficiência é menor em relação ao demais.
- Transformadores monofásicos de núcleo envolvente
É um transformador que precisa de uma tecnologia mais avançada na sua elaboração e possui uma eficiência maior.
- Transformadores trifásicos de núcleo envolvido
É o transformador mais utilizado em todo o sistema de potência em qualquer nível de tensão
- Transformadores trifásicos de núcleo envolvente
É o transformador mais caro e pesado por ter uma maior dimensão do núcleo, porém seu é o transformador com maior rendimento e qualidade.
Por: Mesh Engenharia
📰 Não pare sua leitura por aí: Você também pode encontrar outras dicas no nosso blog, clique aqui e boa leitura!
⚡ Materiais Gratuitos! Aqui você encontrará os melhores materiais sobre Projetos de Subestação e Estudos de Proteção para otimizar seu tempo. Clique aqui para fazer o download.