Os relés digitais são dispositivos eletrônicos inteligentes que realizam diversas funções de controle, supervisão e proteção em uma subestação. Pode-se dizer que esse dispositivo é o cérebro do sistema de proteção, responsável por tomar decisões através da medição de grandezas analógicas e digitais e comparar com o ajuste realizado. É fundamental saber identificar as entradas digitais e analógicas do relé e entender como fazer a ligação de forma adequada. Portanto, no artigo de hoje vamos mostrar como fazer a ligação das entradas analógicas nos relés da Siemens modelos 7SR10 e 7SR5111.
Relés da Linha 7SR10
Os relés da linha 7SR10 são amplamente utilizados em subestações secundárias de sistemas industriais e também em subestações de entrada de energia da concessionária. Se tratando de entradas analógicas (corrente e tensão) tem-se basicamente 02 possibilidades.
04 Entradas de Corrente – Relés 7SR1002 e 1003.
04 Entradas de Corrente + 03 Entradas de Tensão – Relé 7SR1004
Nesses relés mantem-se o padrão da identificação de cada uma das entradas. Para as entradas de corrente tem-se a régua X5 e entrada de tensão X7.
Identificação da régua X5 e X7 circulado na parte traseira e escrito.
Para a ligação do circuito de corrente podemos encontrar 03 tipos de ligação:
Só os cabos de fase
Ligação Tipo N
Ligação Tipo GS
Para a ligação do circuito de tensão vamos ter a seguinte ligação:
Relés da Linha 7SR51
Os relés dessa linha possuem mais entradas analógicas que os outros dois mostrados anteriormente. Esses relés possuem 04 Entradas de Corrente e 04 Entradas de Tensão. A quarta entrada de tensão, pode ser utilizada para 02 funções basicamente:
– Realizar a proteção 59N de forma medida
– Realizar alguma função de sincronismo (LV/BM e 25)
O esquema básico de ligação para o circuito de corrente segue a mesma lógica mostrada anteriormente. Porém esse relé, possui bornes de conexão traseira bem diferentes dos modelos 7SR10.
Ligação de Corrente Tipo N
Ligação de Tensão para TP em Estrela
Conexões e Terminais
É muito importante fazer conexões adequadas dos cabos no relé para garantir um contato adequado e evitar pontos quentes e fuga de corrente. Por isso, é muito recomendado fazer as conexões dos cabos nos bornes traseiros do relé utilizando um terminal adequado. Para os bornes das entradas analógicas dos relés vistos aqui hoje recomendamos o seguinte:
Relé 7SR10 – Para a entrada de corrente utilizar terminais do tipo garfo ou olhal.
Atenção nos detalhes
É muito importante na hora de você fazer as conexões prestar bastante atenção na sequência de ligação, principalmente para relés que tenham funções direcionais como (67,32,21, etc). Isso porque, se você fizer a ligação com a polaridade invertida você altera a zona de proteção do relé, fazendo com que a proteção opere de forma inadequada. A polaridade do sensor de corrente e tensão é marcado por uma bolinha. Além disso você deve manter a mesma sequência de ligação para todas as fases para evitar problemas de leitura de corrente e tensão bem como o funcionamento das proteções. Para se realizar serviços com esses relés é fundamental você estar de posse dos manuais que podem ser baixados no site da Siemens.
Por: Mesh Engenharia
Esperamos que esses conteúdo tenha sido valioso para você. Você também pode encontrar outras dicas no nosso blog, confira!