Proteção 59N – Uma explicação de uma forma que você nunca viu!

A função 59N ou sobretensão residual de neutro é bastante utilizado em subestações de entrada e de distribuição com o intuito de eliminar os seguintes defeitos ou contingências:

  • Faltas monofásicas em sistemas isolado
  • Faltas monofásicas de alta impedância
  • Perda de fase
  • Desbalanço severo de tensão
  • Afundamentos de Tensão

Essa proteção atua com base na tensão 3V0 lida pelo relé de proteção. Essa tensão é obtida através do somatório da tensão em cada uma das fases, que pode ser obtido basicamente de 3 formas diferentes conforme iremos mostrar a seguir.

AQUISIÇÃO DO SINAL 3V0

Somatório Fasorial Interno no Relé

A partir da leitura das tensões de fase feito pelos transformadores de potencial utilizados para aquisição do sinal de tensão, o relé de proteção faz o somatório fasorial internamente para obtenção da tensão 3V0.

Utilização de TP com 2 Secundários  

Diferentemente do método anterior você deverá agora utilizar transformadores de potencial com 2 secundários. Dessa forma, um secundário você irá fazer a ligação em estrela aterrada para aquisição dos sinais de tensão de cada uma das fases para as proteções 32,67,27,59, etc e o outro secundário fechado em Broken Delta (Série) para aquisição do sinal 3V0 para a função 59N.

A utilização dessa metodologia faz com que você economize espaço físico no seu cubículo e ainda sim realize essa proteção com um sinal de 3V0 medido.

Utilização de mais 03 TP’s  

Essa ligação utiliza basicamente a mesma ligação mostrada anteriormente, porém ao você necessita alocar em algum cubículo mais 03 TP’s para aquisição do sinal 3V0 o que aumenta o custo e a necessidade de mais espaço dentro da sua subestação.

CÁLCULO DO SINAL 3V0

 É muito importante a gente entender qual a tensão 3V0 medida ou calculada pelo relé de proteção para uma dada contingência listada acima para que possamos escolher o melhor ajuste para a função 59N.

Falta Monofásica  

Quando o sistema está funcionando perfeitamente equilibrada temos os seguintes fasores de tensão para cada uma das fases:

Suponha que ocorreu uma falta monofásica na fase A, sendo assim o potencial nessa fase será igual ao de terra e no ponto de falta irá a 0.

Ao realizar a soma dos fasores de tensão Vag,Vbg e Vcg temos o seguinte fasor resultante:

Perda de Fase

Suponha o sistema está funcionando de forma equilibrada e por algum motivo eu perco somente a fase A, seja por uma falta de alta impedância ou rompimento de cabo, eu irei ter os seguintes fasores:

Dessa forma teremos o seguinte valor nos terminais do delta aberto:

Conclusão  

Logo podemos perceber que a função 59N é muito útil para o sistema de proteção e que existe diversas formas de implementa-la. Basicamente o que irá definir qual a metodologia a ser utilizada é a concessionária e o projetista, ficando a critério do último se na norma da concessionária não contiver nenhuma exigência. Conhecer o valor de 3V0 esperado para algum defeito é fundamental na hora de ajustar, para que o relé não atue por desbalanços naturais da tensão do sistema, devido ao desequilíbrio de carga entre fases. 

Por: Mesh Engenharia

Esperamos que esses conteúdo tenha sido valioso para você. Você também pode encontrar outras dicas no nosso blog, confira!  

⚡ Nos dias 7 a 9 de fevereiro acontecerá o Evento SE-PRO, que será 100% gratuito, on-line e ao vivo! Clique aqui e inscreva-se.

Até a próxima!

O equipamento medidor de fator de potência é um equipamento utilizado para realizar a medição

Ler Mais

A sigla SMF significa sistema de medição de faturamento, este sistema faz a medição da

Ler Mais

Nós da Mesh Engenharia acreditamos que isso é um mito. Mesmo com as cabines blindadas

Ler Mais

Nossas Redes Sociais:

Não perca nenhum artigo!

Faça seu cadastro e receba as novidades da Mesh Engenharia em primeira mão!

Marketing por